O ano letivo começou nesta quinta-feira, 3 de fevereiro, para 47.909 alunos matriculados nas 135 escolas da rede pública de Ribeirão Preto. As aulas serão 100% presenciais, depois de um ano de ensino remoto ou híbrido – virtual e presencialmente parcial – por causa da pandemia de coronavírus. A Secretaria Municipal de Educação não vai exigir comprovante de vacinação contra a covid-19 – o popular “passaporte da vacina” – dos estudantes.
O prefeito Duarte Nogueira (PSDB), acompanhado do secretário da Educação, Felipe Elias Miguel, e do diretor da Emef Vereador José Delibo, Matheus de Barros Ramos Próspero, recebeu os estudantes na entrada da escola. “É muito gratificante ver os alunos de volta à escola. Trabalhamos incansavelmente para que os ambientes escolares estivessem seguros para o ano letivo e agora é focar na aprendizagem e recuperação de todos”, pontuou o chefe do Executivo.
Das 135 escolas de Ribeirão Preto, 112 são da rede municipal e 23 conveniadas, com 22.848 estudantes na educação infantil, 23.296 no ensino fundamental, 958 na educação especial e 807 alunos do projeto Educação de Jovens e Adutos (EJA), totalizando 47.909 matriculados este ano.
A rede pública do município de Ribeirão Preto conta com 31 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), 37 Centros de Educação Infantil (CEIs), 44 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e 23 conveniadas. A Secretaria Municipal da Educação emprega 3.088 professores.
As unidades seguem todos os protocolos sanitários para evitar a propagação da covid-19 e, agora, das síndromes gripais. A Secretaria Municipal da Educação faz a aferição da temperatura dos alunos na entrada das escolas. Depois, os estudantes são conduzidos diretamente para as salas de aula, além de terem sido orientados a manter o uso de máscara facial e de álcool gel para higienização das mãos.
A Secretaria Municipal da Educação trabalha desde 2020 para que o retorno dos estudantes acontecesse da forma mais segura possível. Todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) foram adquiridos e as adequações sanitárias sugeridas pela equipe de médicos infectologistas foram executadas nas escolas.
As unidades foram equipadas com termômetros infravermelhos, demarcações no solo nos refeitórios, pátios, banheiros e salas de aula. Neste ano, além da variante Ômicron do Sars-CoV-2, o vírus H3N2 da influenza também preocupa as autoridades. Os casos de covid dispararam em Ribeirão Preto neste começo de 2022, assim como as ocorrências de síndrome gripal. A quantidade de casos e mortes por covid-19 voltaram a subir neste início de 2022.
Neste ano letivo a carga horária foi ampliada, com a implantação da sexta aula para o ensino fundamental; recuperação paralela, no contraturno escolar, com ênfase em Língua Portuguesa e Matemática; reestruturação da Língua Inglesa, com a implantação de três aulas semanais para os anos iniciais do ensino fundamental e a ampliação para cinco aulas semanais para os anos finais do fundamental.
Ainda há novo material didático, o Programa Municipal de Alfabetização e Letramento, além das formações aos professores da rede, que serão intensificadas pelo Centro Educacional Paulo Freire. Outro projeto em andamento é o de climatização de todas as mais de mil salas de aulas com ar-condicionado.
Esta medida proporcionará ambientes propícios à aprendizagem; novos computadores e kits multimídia para todas as escolas. Por fim será ampliado o Programa Reverdejamento de 108 escolas, uma ação inédita, com o investimento de R$ 5,4 milhões para verdejar as unidades escolares.
Desde o começo do mês de janeiro, escolas da educação infantil municipais estão abertas. São 44 polos, entre escolas municipais e conveniadas, atendendo os alunos da educação infantil, que se inscreveram no mês de dezembro.
Plano de expansão
A prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Educação, está investindo R$ 60 milhões na construção de 20 novas escolas, incluindo o aumento da capacidade de atendimento em unidades já existentes. Em 2021 foram inauguradas sete unidades gerando um total de oito mil novas vagas para a educação infantil e ensino fundamental.