A comunidade educativa do Colégio Auxiliadora, de Ribeirão Preto, preparou uma apresentação teatral para representar a Via Sacra, caminhada de Jesus carregando a cruz, desde o pretório de Pilatos até o Monte Calvário. A encenação, que será realizada no Teatro Auxiliadora, nesta quarta-feira, 28 de março, às 20 horas, retratará cenas da Paixão de Cristo, de forma estilizada para a plateia ter a oportunidade de contemplar cada quadro e neles meditar.
Como diferencial, professores, coordenadores, alunos, ex-alunos, irmãs e funcionários – no total 16 pessoas estarão em cena – serão acompanhados por um coro que servirá de guia para maior reflexão. Escrito e dirigido por José Maurício Cagno, professor de Teatro da instituição de ensino, o espetáculo ainda abordará o tema da Campanha da Fraternidade deste ano – “Fraternidade e superação da violência”, tendo como lema “Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8)”.
Nos 50 minutos de duração, a peça pretende mostrar e relembrar valores do cotidiano nas cidades, nos estados, no país e no mundo. Os interessados em prestigiar a apresentação deverão levar um quilo de alimento não perecível para garantir os ingressos, que deverão ser retirados com antecedência na portaria da escola, na rua Duque de Caxias nº 927, Centro. As vagas são limitadas. A entrada do Teatro Auxiliadora fica na rua Mariana Junqueira nº 870, também na região central.
Via-crúcis – Do latim “via crucis”, o caminho da cruz é o trajeto seguido por Jesus Cristo até o calvário. Na Via Sacra, os fiéis percorrem a caminhada do filho de Deus desde o pretório de Pilatos até o Monte Calvário, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo. Tal exercício, muito usual no tempo da quaresma, teve origem na época das Cruzadas, no século XI, quando os católicos percorriam na Terra Santa os lugares sagrados e decidiram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém.