Tribuna Ribeirão
Geral

Alunos do Otoniel Mota produzem filme e vão para as telas de cinema

Diz o ditado: “Querer é poder”! Quando se quer algo e se bata­lhar por ele, o resultado é possível! Soma-se a ele, outra máxima: “uma ideia pode provocar transformações”! Pois bem, ‘Liberda­de’, filme dirigido e encenado por estudantes da Escola Estadual Otoniel Mota, de Ribeirão Preto, é o resultado perfeito dessas duas máximas, que deixaram de ser meras frases de efeito.

Com dificuldades, mas com criatividade e empenho, os estu­dantes – cerca de 50 – se envolveram no projeto. O filme, de 1h30, já teve uma pré-estreia no CineClube Cauim e arrancou aplausos e elogios. Agora ficará em cartaz até o próximo dia 9.

Francisco Maurício Serapião de Souza, ou simplesmente Kiko, de 17 anos, também aluno, foi o diretor e responsável pelas filmagens e edição. Ele conversou com a reportagem do Tribuna e deu detalhes da produção.

Segundo Kiko, a ideia surgiu a partir de uma proposta da professora de Língua Portuguesa, Rita Longo, para que os alu­nos, que já faziam teatro na escola, fizessem uma peça sobre vio­lência. Mas outro aluno, Natan Felipe teve e ideia de criar um filme. “Quando ele contou para a professora Rita, ela me chamou para fazer parte, pois sabia que eu era bom em fazer filmagens. Assim o roteiro básico foi escrito, ins­pirado na história de Escrava Isaura. Natan passou a ser o produtor-executivo e roteirista”, conta Kiko.

Kiko usou todos os seus tripés e câmeras, semi-pro­fissionais. “Com exceção de uma câmera emprestada pelo ator principal, o Mateus Lima. Nós também usamos alguma ‘gambiarras’ em algumas cenas, como por exemplo, usamos um cano de metal com uma lâmpada presa na ponta para podermos ter mais luz no cenário”, revela o diretor.

Não houve investimentos externos e nem cotas de pa­trocínio. As roupas foram dos próprios atores. “Se algo pre­cisasse ser gasto, era do nosso próprio bolso, principalmente do Natan”, diz Kiko.

A escolha do tema, algo que retratasse a violência, foi da professora Rita Longo. Mas a ideia da história e roteiro partiu dentro da casa de Natan, pois sua avó sugeriu Escrava Isaura, obre de Bernardo Guimarães. Já o elenco foi escolha de Natan, que chamou os mesmos alunos que faziam peças de teatro na escola.

Kiko diz que, no início, algumas pessoas desacreditaram no projeto, mas que a partir do momento em que foi apresentado o trailer, “as pessoas deram valor e quiseram até ir no cinema assistir. Fomos todos muito elogiados”.

Engana-se quem pensa que esse será a única produção. Os alunos já projetam uma nova história para 2019. Qual, não foi revelada, mas garantem que haverá um toque de críticas sociais. Aguardaremos!

 

Liberdade
Equipe de produção

Direção
Francisco Maurício
Roteiro
Natan Felipe
Preparador e diretor de elenco
João Pedro
Produção
Natan Felipe Rita Longo
Professor responsável
Rita Longo
Direção de arte
João Pedro Francisco Mauricio
Fotografia
Francisco Mauricio João Pedro
Produção Executiva
Natan Felipe
Fotógrafo
Guilherme César Diretor de Edição Francisco Mauricio
Editores
Mateus Lima Enzo Almeida Eduardo de Paula Felipe Xavier

Elenco principal
Natan Felipe…………………………………………… Jeremias Berdinase
Mateus Lima…………………………………………… Jacó Berdinase
Mariane Marim……………………………………….. Isaura dos Anjos
Neymerson Fernandes……………………………… Belchior Berdinase
Rafaela Amanda……………………………………… Judith Berdinase
Viktor Loghan…………………………………………. Francisco (feitor)
Eduardo de Paula…………………………………….. Martim,
Rodrigo Augusto da Silva.
Bárbara Mazzaron…………………………………… Sinhá Malvina
Valdinei Camargo……………………………………. Tabelião
João Victor Satler……………………………………. Raimundo (capataz)
Gustavo Queiroz Lima……………………………… Padre
Rut Terra………………………………………………… Princesa Isabel

Postagens relacionadas

Contribuinte poderá pagar taxas federais com cartão de crédito

William Teodoro

Rodoviária realiza campanha Embarque Seguro

Redação 1

Detran-SP e Poupatempo realizam no sábado (22) novo mutirão para a renovação da CNH

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com