No próximo domingo (24), a Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma) leva para a Sala de Concertos da Tulha, no campus da USP (rua Oliver Toni, s/nº), o recital pedagógico com alunos do curso violino, tanto da classe individual da professora Sara Cesca como das coletivas dos professores Guilherme de Carvalho, Ayala Souza e Sara. O concerto será às 18 horas, com entrada gratuita aberta à população. Não há necessidade de retirada antecipada de ingressos, mas o acesso será por ordem de chegada até esgotamento dos lugares.
Um grupo de 40 alunos, entre crianças e jovens, apresenta um programa formatado como um desdobramento das atividades realizadas em sala de aula, numa amostra do que foi realizado e desenvolvido durante o ano. “Nosso principal objetivo com esse recital é incentivar e apoiar a demonstração pública das habilidades adquiridas pelos nossos alunos, com foco nas camadas técnicas que foram consolidadas nas aulas de execução”, explica a professora Sara Cesca, que é doutora e mestre em Música pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), bacharel em música (violino) pela Escola de Comunicação e Artes da USP (Universidade de São Paulo) e licenciada em música pela Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto). A apresentação terá o acompanhamento do pianista Ju Hi Son, como correpetidor.
Sara esclarece que, em 2024, o programa das aulas de violino foi dividido entre prática em conjunto, durante o primeiro semestre, e atividades específicas do instrumento, no segundo semestre. “Foi um ano muito produtivo, em que a fluência musical e a desenvoltura técnica dos alunos cresceu muito”, comemora a professora. O repertório do recital reúne 12 peças dos compositores Wolgang Amadeus Mozart, Kerstin Wartberg, Antônio Rafael Carvalho dos Santos, Shinichi Suzuki, Johann Sebastian Bach, Carl Maria von Weber, Jean Paul Egide Martini e Friedrich Seitz. Os alunos Miguel Santos de Carvalho Pereira e Filipe Lopes Melo serão os solistas.
Reconhecido como romântico e nobre, o violino é um instrumento que tem se popularizado e despertado cada vez mais interesse de aprendizado. “O violino possui alta qualidade timbrística aguda e ressonante e vem se tornando um instrumento de fácil acesso. A quantidade significativa de professores e sua ampla difusão em igrejas, projetos e cursos online tem contribuído com sua popularização”, comenta Sara Cesca, que também é coordenadora pedagógica do curso de violino. Os outros professores do curso são Guilherme de Carvalho Pereira e Ayala Carla de Sousa. Guilherme é bacharel em viola pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), mestre em performance musical pela Unesp (universidade Estadual Paulista), e licenciado em Música pelo Centro Universitário Claretiano. Ayala é bacharel em violino pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em ensino coletivo infantil, professora e membro da Suzuki Asssociation Theacher of the Americas.
O recital é uma realização do Ministério da Cultura e da Alma. Conta com patrocínios das empresas: Ópera – Usina Alta Mogiana S/A; Sinfonia – NECTA, GSInima Ambient e Cutrale; Suíte – Santa Helena Indústria de Alimentos S/A, Interunion, Tereos e Usina Vertente; Ária – Goiasmaq, Suprir e Grupo Intelli. Conta também com a parceria da Universidade de São Paulo, por meio do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.
SERVIÇO
Evento: Recital de violinos com alunos da Academia Livre de Música e Arte de Ribeirão Preto (Alma) – Núcleo 1
Data e horário: 24/11 (domingo) | 18h
Local: Sala de Concertos da Tulha, no campus da USP (rua Oliver Toni, s/nº)
Acesso: gratuito
Programa
“Brilha, brilha, estrelinha”, variações (um estudo da postura do violino) – Wolfgang Amadeus Mozart, com arranjo de Shinichi Suzuki
“Concerto na corda Mi”, de Kerstin Wartberg, com arranjo de Eduardo Ludueña
“Estudo da corda Mi – Estudo das cordas Lá e Mi”, de Kerstin Wartberg
“Bolo de limão”, de Antônio Rafael Carvalho dos Santos
“Remando suavemente” e “Canção do vento”, folclóricas
“Etude”, de Shinichi Suzuki
“Minueto n. 2”, de Johann Sebastian Bach
“Coro dos caçadores”, de Carl Maria von Weber
“Gavotte em sol maior”, de Jean Paul Egide Martini – solista Miguel Santos de Carvalho Pereira
“Concerto n.5, 3° movimento”, de Friedrich Seitz – solista Filipe Lopes Melo
Sobre a Alma
A Alma – Academia Livre de Música e Artes é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto (SP). Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo. A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção artístico-pedagógica conectada com o mundo atual. Dessa forma, o papel da Alma é oferecer um meio para que crianças e adolescentes (de quaisquer origens sociais) possam, uma vez iniciados e com bases artísticas fundamentadas, se aperfeiçoarem no sentido do acesso às melhores universidades e orquestras/coros nacionais ou internacionais. Em 2017, a Alma criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, nas escolas públicas destas cidades, com o objetivo de ampliar o repertório de habilidades e o universo cultural dos alunos.