Altinópolis recebeu nota máxima (“A”) no dispositivo de “capacidade de pagamento” (Capag) do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) da Secretaria de Tesouro Nacional (STN). O índice avalia a relação dívida/receita e despesa/receita. Ou seja, o município obteve um excelente resultado fiscal. Na região, somente quatro cidades conseguiram a nota máxima. A média histórica no Brasil é de “C”.
“É uma conquista notável, o resultado do esforço e colaboração de toda a equipe de trabalho, desde o início da nossa gestão”, destaca o prefeito José Roberto Ferracin Marques (PSD). Para o secretário de Administração e Finanças, Carlos Eduardo Poiares, o controle rigoroso das despesas “possibilita a realização dos projetos de forma sustentável”.
O equilíbrio nas contas da cidade permitiu, por exemplo, que Altinópolis conseguisse um empréstimo junto à agência estadual Desenvolve SP, no valor de R$ 3.075.527,56, valor que será destinado à pavimentação asfáltica, drenagem e esgotamento sanitário do Distrito Industrial do município. Os recursos serão pagos em 72 meses, com um ano de carência.
O prefeito Roberto Ferracin e o secretário Eduardo Poiares estiveram na semana passada em São Paulo, onde assinaram o contrato com a Desenvolve SP. O edital de concorrência pública para a realização da obra (nº 01/2018) já foi lançado pela prefeitura de Altinópolis.