A Academia Livre de Musica e Artes (Alma) levará a magia do Natal ao palco do Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, com o concerto “Alma de Cristal”, neste final de semana. Serão duas apresentações, às 21 horas deste sábado, 8 de dezembro, e às 10h30 de domingo (9), sempre com entrada franca e acesso livre para toda a comunidade, dependendo apenas da capacidade de lotação do espaço cultural.
Na ocasião, estarão no palco a Orquestra Jovem Acadêmica, os coros infantil e juvenil, solistas de canto e a estreia do corpo de baile da Alma, dirigido pela professora Marisol Galo. O concerto tem direção artística dos professores Bogdan Dragan e Snizhana Drahan, que também fazem a regência de orquestra e coro, respectivamente.
“Temos o intuito de celebrar todas as conquistas artísticas e pedagógicas de nossos alunos em uma integração com as famílias e o público neste espírito de união que o Natal proporciona”, explica Dulce Neves, presidente da Alma. “É mais um ano de vitória em nossa proposta de levar oportunidades a crianças e jovens e celebraremos com mais um concerto de natal gratuito e aberto a todos”, afirma.
O público poderá conferir um repertório com canções tradicionais natalinas como “Hark! The herald angels sing” (de Felix Mendelssohn, 1809-1847), com solos de Tamisa Neves Lanzarin, Heloisa Espreafico G. Ramos e Larissa Soares Paulino; “Joy to the world” (de Georg Friedrich Handel, 1685-1759), com participação dos solistas Lucas Menegazzi Carvalho e Felipe Duarte Padovani; “Valsa, de A bela adormecida” (de Piotr Ilitch Tchaikovsky, 1840-1893), com participação do corpo de baile da Alma; e “Agnus Dei” (de Michael Whitaker Smith, 1957), com solo de Dalton Micael Rodrigues Herrera.
O concerto terá também com as peças “Kamarinskaia” (do álbum infantil de Tchaikovsky), contando também com corpo de baile; “Boas Festas” (de Assis Valente, 1911-1958), com solos de Maria Clara Callil dos Santos e Valentina Vetrano; “Vem chegando o Natal” (de John Frederick Coots, 1897- 1985, e Haven Gillespie, 1888- 1975), com solo de Tamara Pereira; “Fadas, de A bela adormecida” (Tchaikovsky); “Gloria in excelsis Deo” (melodia tradicional francesa); “Gesu bambino” (de Pietro Yon, 1886-1943), com solos de Lucas Menegazzi Carvalho e Brenda Grigol Gomes: “When you believe” (de Stephen Schwartz, 1948) e solos de Gabriela de Freitas Barros e Patrícia Cristina Ribeiro de Freita; e “O Tannenbaum” (melodia tradicional alemã).
Mais informações pelo telefone 3977-8111. O Theatro Pedro II fica na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto. O local tem capacidade para 1.588 pessoas, mas parte foi interditada por segurança. Atualmente conta com 1,3 mil lugares. Segundo o site oficial da Fundação Dom Pedro II, o espetáculo é livre para o público de todas as idades.
A Alma vai apresentar o mesmo repertório na Igreja Matriz de São Joaquim da Barra, na quinta-feira, 13 de dezembro, às 20 horas, com colaboração voluntária de um quilo de alimento não perecível para o Fraterno Auxílio Cristão(FAC), em uma parceria com a Usina Alta Mogiana. Em 2018, as atividades da Alma são mantidas pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), do Ministério da Cultura, com patrocínios da Usina Alta Mogiana, Grupo São Francisco, Santa Helena Alimentos, Ambient, GasBrasiliano, Interunion e Tonin Superatacado.
Na semana passada, a academia lançou seu primeiro CD, intitulado “Alma de Natal”, com canções natalinas gravadas pela Orquestra Acadêmica e Coro Jovem, além de solistas de canto da instituição. O objetivo é “eternizar na voz de alunos e professores, e nas notas de seus instrumentos, as mais belas canções de Natal”, afirma a presidente da Alma, Dulce Neves. “Queremos reafirmar os motivos que acreditamos, de transformar a vida das pessoas com a arte”, completa. O repertório do CD possui canções típicas natalinas.
Traz músicas como “Noite Feliz” (de Franz Grubert, 1787- 1863), “Joyto the world” (de Georg Friedrich Handel, 1685- 1759), “Vem chegando o Natal” (de John Frederick Coots, 1897- 1985), “Adeste Fideles” (composição anônima), “Agnus Dei” (de Michael Whitaker Smith, 1957), “Gloria in excelsis Deo” (melodia tradicional francesa), “Hark! The herald angels sing” (de Felix Mendelssohn, 1809-1847), “Jingle Bells”( de James Lorde Pierpont, 1822- 1893) e a melodia tradicional alemã, “O Tannenbaum”.
O CD está sendo vendido a R$ 20. Interessados podem confirmar a reserva pelo facebook. com/almaribeirao, pelo instagram @alma_ribeirao ou pelo email academialivredemusicae[email protected] com comprovação de transferência bancária para a conta do Banco do Brasil de número 89013-8 e agência 0028-0. A venda também será feita nos três concertos de Natal (“Alma de Cristal”) que serão realizados em Ribeirão Preto e em São Joaquim da Barra.
A Academia Livre de Música e Artes é uma associação privada sem fins lucrativos, que oferece cursos gratuitos de prática musical, com vistas à valorização de um ensino de excelência. Possui hoje cerca de 200 alunos em cursos de instrumentos eruditos, canto solo, canto coral e teatro em Ribeirão Preto e 240 alunos no núcleo 2, de formação, em São Joaquim da Barra e Guará.