A Academia Livre de Música e Artes (Alma) fará uma apresentação virtual nesta quinta-feira, 14 de janeiro, às 19 horas, com transmissão em seu canal no Youtube. O acesso ao “Recital dos Professores – Do Barroco ao Contemporâneo” é gratuito.
Segundo Alexandre Mazzer, professor da classe de canto coral do núcleo 2 da Alma, dos alunos da Escola Estadual Sylvio Torquato Junqueira, em São Joaquim da Barra, a pandemia mundial trouxe a muitos artistas a oportunidade de transmitir sua arte, mesmo à distância.
“O trabalho da Alma, neste período, conseguiu alcançar muitas crianças e também suas famílias, de forma diferenciada. Este novo modelo de ensino nos moveu a elaborar este recital, com peças singulares, além de uma mensagem de paz e carinho através desta manifestação artística”, destaca.
O recital desta quinta-feira vai exibir canções clássicas, do barroco ao contemporâneo, como foi nomeado, onde será apresentado, por exemplo, a música “Contradanza”, de Paquito D’Rivera, entre outras canções neste mesmo estilo.
“Os professores da Alma núcleo 2 demonstram, nos dois recitais, a execução de instrumentos de corda, piano, canto, percussão, clarinete e flauta. São apresentações diferenciadas, com músicas especialmente gravadas em estúdio, com segurança e protocolos de prevenção, mas que transmitem emoção musical como se eles estivessem no palco”, enfatiza Ladson Bruno Mendes, coordenador pedagógico do núcleo 2.
O núcleo 2 da Alma, que atende as cidades de São Joaquim da Barra e Guará, oferece cursos gratuitos de canto coral, violino, violoncelo, flauta, clarinete e percussão. O objetivo é formar crianças nas áreas artísticas e cumprir uma função complementar à formação escolar.
De acordo com a diretora da escola “Adelaide Garnica”, da cidade de Guará, Silvana Aparecida da Silva. “Neste momento de distanciamento social obrigatório, as aulas online trouxeram um aprendizado e também uma aproximação familiar. Por isso, este formato de recital virtual favorece a valorização do desenvolvimento das crianças em relação a música”, conclui.
Os vídeos que serão exibidos para o público de forma on-line foram gravados em estúdio, por uma equipe especializada. Todos os participantes do recital cumpriram as exigências do distanciamento, os protocolos de segurança e ainda um rigoroso processo de higienização.
A Academia Livre de Música e Artes confirma seu compromisso com a arte, e se mostra confiante em relação à evolução da educação, do ensino e do aprendizado, através das mudanças e adaptações necessárias ao momento atual.
A Alma é uma associação privada sem fins lucrativos, que trabalha com a formação inicial e o aperfeiçoamento de jovens talentos, principalmente na música, cumprindo seu propósito de oferecer excelência artística a alunos de Ribeirão Preto e região.
Seus cursos são gratuitos e contam com o apoio de empresas que utilizam leis de incentivo para patrocinarem os projetos. Esses recitais virtuais dos professores integram o Projeto Alma – núcleo 2 – ano 4, aprovado no Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), do governo federal, via Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo (MTur), com patrocínio da Usina Alta Mogiana S/A.