A Academia Livre de Música e Artes (Alma) apresenta nesta sexta-feira, 9 de outubro, às 15 horas, o espetáculo “Alma da Criança”, com acesso gratuito por seu canal do Youtube. A apresentação terá duração de 48 minutos, exclusivamente virtual, com participação especial da palhaça Fúxia, encenada pela atriz e professora de teatro Gracyela Gitirana, e tradução simultânea de libras.
Mediante o cenário atual, seguindo rigorosamente as medidas de segurança e distanciamento social, a diretoria alinhada com a coordenação da academia, prioriza a continuidade do processo pedagógico assim como a manutenção de todas as atividades no formato online. As aulas foram mantidas com uma metodologia diferente, de acordo com o desenvolvimento de cada aluno.
Lucas Galon, que é coordenador artístico e pedagógico da academia, reforça que com a reclusão das pessoas neste momento de pandemia, a perspectiva dos alunos foi adaptada. “É de extrema importância a troca de experiências por meio das ferramentas que temos acesso atualmente. Este espetáculo amplia a referência dos instrumentos, o conhecimento técnico de uma forma lúdica, divertida e especial”, conclui.
O formato do espetáculo foi direcionado ao público infantil de forma geral, especificamente com foco nos alunos do núcleo 2, que atende 150 crianças de três escolas públicas nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará. A Usina Alta Mogiana integrou este planejamento com a temática voltada a comemoração do Dia das Crianças.
A estreia do espetáculo será na sexta-feira (9), às 15 horas, mas ficará disponível no canal do Youtube da Alma para quem não conseguir acompanhar neste dia, inclusive no dia 12 de outubro, no feriado que homenageia também as crianças. O desenvolvimento desta
A Alma confirma seu compromisso com a arte e se mostra confiante em relação a evolução da educação, do ensino e do aprendizado, através das mudanças e adaptações necessárias ao momento atual.
A Alma é uma associação privada sem fins lucrativos. Enquanto ação cultural, iniciou suas atividades em agosto de 2014, nas dependências do Centro Cultural Palace. A entidade trabalha com o aperfeiçoamento de jovens talentos, principalmente na música, cumprindo seu propósito de oferecer excelência artística e pedagógica a alunos de Ribeirão Preto e região.
Em sua história, expandiu sua atuação com novos cursos, incluindo teatro, dança inclusiva e balé. Seus cursos são gratuitos e contam com o apoio de empresas que utilizam leis de incentivo para patrocinarem os projetos. Em 2020, as atividades do núcleo Ribeirão Preto estão sendo mantidas pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), do governo federal, via Ministério da Cidadania e Secretaria Especial da Cultura.
Conta ainda com patrocínio da Usina Alta Mogiana S/A. Açúcar e Alcool, Ambient, Samar, Foz de Jeceba Engenharia Ambiental, Tracan, Suprir, Basequimica, Grupo São Francisco, Santa Helena Alimentos, Interunion e Luiz Tonin Atacadista e Supermercados. Além disso, a Alma conta com patrocínios da GasBrasiliano, Tereos, Usina Vertente e RibeirãoShopping.