A Academia Livre de Música e Artes (Alma) vai apresentar neste sábado, 7 de dezembro, às 21 horas, no Theatro Pedro II, o espetáculo “Alma Celestial”. O já tradicional “Concerto de Natal” marca o encerramento das atividades da instituição em 2019 e terá como tema principal os sinos e os símbolos celestiais referentes à época natalina. No dia 13, sexta-feira, a apresentação será na igreja Matriz de São Joaquim da Barra, às 20 horas.
A direção artística é dos professores Bogdan Dragan e Snizhana Drahan, também responsáveis pela regência da orquestra e coro, respectivamente. Estarão no palco a Orquestra Jovem Acadêmica, os coros infantil e juvenil, solistas de canto e o corpo de balé experimental da academia, dirigido pela professora Marisol Gallo. O repertório da apresentação deste ano será variado, com canções tradicionais de Natal e outras mais clássicas.
As duas apresentações são gratuitas. Em Ribeirão Preto, os ingressos já estão liberados na bilheteria do Theatro Pedro II, com limite de dois por pessoa. No dia do espetáculo o público poderá entregar um brinquedo novo que será doado para uma instituição. Em São Joaquim da Barra, o acesso é gratuito mediante a doação de um alimento não perecível.
O “Concerto de Natal” da academia é considerado uma celebração, com o objetivo de unir os alunos, professores e diretoria para encerrar o ano e ainda mostrar para a plateia e público presente, o potencial que o projeto desenvolve. Para Lucas Galon, coordenador pedagógico da Alma, o espetáculo de Natal é uma apresentação artística e de porte grandioso, diferente dos outros espetáculos apresentados durante o ano. “O evento vai trazer novidades, com a essência da academia, mas com repertório diferenciado voltado para as canções natalinas, de forma temática e inovadora”, complementa.
Dulce Neves é presidente da Academia Livre de Música e Artes e acompanha durante todo o ano o desenvolvimento das habilidades dos alunos. “O ‘Concerto de Natal’ é tradicional pela magia desta época, por isso cada espetáculo com essa temática tem como objetivo encantar o público, apresentar música de qualidade com um repertório específico para essa noite”. Para Dulce Neves, a cada ano que passa é mais gratificante poder ver os alunos no palco, presenciar a evolução de cada um, com o talento sendo revelado e demonstrado para todos.
A Academia Livre de Música e Artes (Alma) completou cinco anos no mês de agosto, cumprindo seu propósito de oferecer excelência artística a alunos de Ribeirão Preto e região. Desde seu início, em 2014, a Alma trabalha com o aperfeiçoamento de jovens talentos, principalmente na música. Em sua história, expandiu sua atuação com novos cursos, incluindo teatro, dança inclusiva e ballet.
Hoje, são 350 alunos somando o núcleo de Ribeirão Preto e região e o núcleo 2, das cidades de São Joaquim da Barra e Guará. As atividades da Academia são direcionadas para a formação, fomento e difusão da arte. Seus cursos são gratuitos e contam com o apoio de empresas que utilizam leis de incentivo para patrocinarem o projeto. Luiz Octavio Junqueira Figueiredo é diretor superintendente da Usina Alta Mogiana e explica o significado e importância do concerto de Natal.
“Para a Usina Alta Mogiana, trazer este espetáculo é uma forma de presentear a população com arte e cultura. Pensar na origem do projeto Alma enquanto oportunidade de incentivar a formação de jovens talentos para a música erudita é um privilégio. Oferecer, gratuitamente, espetáculos de tamanha qualidade e produção apurada é um orgulho para nós, enquanto patrocinadores. Acreditamos que o Natal deve ser celebrado em família e essa é uma ótima oportunidade.”
Em 2019, as atividades da academia são mantidas pelo Programa de Ação Cultural (ProAC/ICMS), do governo de São Paulo, com patrocínios da Usina Alta Mogiana, Ambient, GasBrasiliano, Santa Helena Alimentos, Tereos, Usina Vertente, Grupo São Francisco, Interunion, Suprir, Citroen, Dislab, Base Química, Somma, RibeirãoShopping, Kawasaki e Tonin.
O Theatro Pedro II fica na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto. O local tem capacidade para 1.588 pessoas, mas parte foi interditada por segurança. Atualmente conta com 1,3 mil lugares. Telefone para mais informações: (16) 3977-8111. O espetáculo não tem restrição de idade.