Atendendo as recomendações da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, relacionadas a pandemia do novo coronavírus, as aulas presenciais da Academia Livre de Música e Artes (Alma) estão suspensas desde 16 de março. A equipe gestora e de coordenação acompanha, desde o início da suspensão, as orientações dos órgãos públicos, priorizando medidas que não causariam prejuízo pedagógico aos alunos.
Mediante o cenário atual, com a indicação de isolamento social, a diretoria pedagógica e artística da academia organizou um planejamento de aulas online, com formato individual via Whatsapp, Skype, aulas gravadas pelo Youtube ou utilização de plataformas com o formato de videoconferência como a “Zoom”. A partir desta mudança, os professores buscam uma visão ampliada de acordo com uma formação continuada à distância, com orientações que valorizam a interação dos alunos de forma eficaz e produtiva.
De acordo com este planejamento, complementando o cronograma de aulas, foram promovidos dois encontros virtuais no formato de live experimental, por meio das redes sociais da academia. O conceito batizado de “Quintessência” apresenta um encontro por semana, sempre às quintas-feiras, às 19 horas, com temas relacionados à cultura, música, educação e arte de forma geral.
Até 16 de julho, a Alma receberá diversos convidados, como Fabio Presgrave, bacharel e mestre em performance pela renomada Juilliard School of Music, em Nova York (EUA), violoncelista e professor. Nesta quinta-feira, 18 de junho, Ladson Bruno, coordenador pedagógico da Alma, conversa com Presgrave sobre o cenário musical e a pós-pandemia, pelo Instagram da Alma (@alma_ribeirao), às 19 horas. A programação completa estará disponível nas redes sociais da academia.
Para Ladson Bruno, os vínculos com as instituições são modificados neste período atípico, mas podem ser fortalecidos de outras maneiras, como a globalização da informação sendo um fator positivo nesta fase de desenvolvimento didático remoto.
“Como a academia tem este caráter de formação, inclusive com alunos que estão se preparando para ingressar em universidades, as aulas à distância englobam técnica, teoria e prática, além da produção de conteúdo online, que podem ser utilizados nos canais de comunicação internos, redes sociais ou arquivo pessoal do aluno”, enfatiza.
Alma
A Alma é uma associação privada sem fins lucrativos, enquanto ação cultural, iniciou suas atividades em agosto de 2014, nas dependências do Centro Cultural Palace. A Alma trabalha com o aperfeiçoamento de jovens talentos, principalmente na música, cumprindo seu propósito de oferecer excelência artística a alunos de Ribeirão Preto e região.
Em sua história, expandiu sua atuação com novos cursos, incluindo teatro, dança inclusiva e balé. Seus cursos são gratuitos e contam com o apoio de empresas que utilizam leis de incentivo para patrocinarem os projetos. A Alma confirma seu compromisso com a arte, e se mostra confiante em relação a evolução da educação, do ensino e do aprendizado, através das mudanças e adaptações necessárias ao momento atual.