A Academia Livre de Música e Artes (Alma) abriu a agenda de audições para o curso gratuito de piano. Os candidatos devem ter entre 13 e 18 anos, com formação básica em piano. Este curso não é voltado para iniciantes. As inscrições ficam disponíveis até domingo, 6 de junho e podem ser feitas no site da academia (http://www.almarp.com.br/audicao/audicoes-para-o-curso-de-piano). Os interessados devem clicar na aba audições e acessar as orientações referentes ao curso.
Para participar desta seleção, os alunos devem ter conhecimento intermediário em piano. Depois de preencher o formulário de inscrição no site, o candidato deve enviar um vídeo de, no máximo, cinco minutos, gravado na horizontal, executando uma composição de sua preferência. Este vídeo pode ser enviado até terça-feira (8), para o e-mail: academialivredemu[email protected], com o nome completo do candidato.
As aulas de piano acontecem às quartas-feiras, com modalidade à distância, no período da tarde e são individuais. Gladys de Pádua, professora de piano na academia, destaca que as aulas online neste momento, ainda em meio a uma pandemia, tem funcionado bem e apresenta resultados satisfatórios. “Os alunos se adaptaram ao método, inclusive porque as universidades que oferecem cursos de música também apresentam atualmente uma metodologia remota, por isso a importância de dar continuidade ao estudo mesmo com regras de distanciamento social”, reforça.
A academia é uma associação privada sem fins lucrativos, que trabalha com a formação inicial e o aperfeiçoamento de jovens talentos, principalmente na música, cumprindo seu propósito de oferecer excelência artística a alunos de Ribeirão Preto e região. Seus cursos são gratuitos e contam com o apoio de empresas que utilizam leis de incentivo para patrocinarem os projetos. A Alma confirma seu compromisso com a arte e se mostra confiante em relação à evolução da educação, do ensino e do aprendizado, através das mudanças e adaptações necessárias ao momento atual.
Em 2021, as atividades da Alma, núcleo Ribeirão Preto, estão sendo mantidas pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) do governo estadual, via Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com patrocínio da empresa Usina Alta Mogiana S/A Açúcar e Álcool (ópera).
Também são parocinadores a GasBrasiliano (sinfonia), Supermercados Savegnago, Tereos e Usina Vertente (suíte) e Santa Helena Indústria de Alimentos S/A (ária). Além disso, a Alma conta com patrocínios da Ambient – Serviços Ambientais de Ribeirão Preto, Foz de Jeceba Engenharia Ambiental, Interunion e Luiz Tonin Atacadista e Supermercados.