Tribuna Ribeirão
CulturaDestaque

Alma abre inscrições para música e dança 

Interessados devem formalizar o interesse até dia 31 de janeiro, via formulário virtual disponível no site da escola; processos seletivos terão avaliação de vídeos e audições presenciais 

Bailarinas e bailarinos que queiram ingressar na Alma também podem fazer suas inscrições até dia 31 de janeiro, pelo site da academia (Divulgação)

A Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma) recebe, até dia 31 de janeiro, inscrições para o primeiro processo seletivo de 2025, com oferta de cursos gratuitos nas áreas de música e de dança. Para formalizar a inscrição, os interessados devem preencher o formulário disponível no site da escola e seguir atentamente às orientações.

Para quem pretende estudar música, há opções tanto para instrumentos como para canto. Os cursos disponíveis são: violino, viola, contrabaixo acústico, flauta transversal, oboé e canto lírico. Para este grupo de atividades é preciso ter entre 13 e 21 anos.

As aulas são individuais, em níveis intermediário e avançado. Para participar da Orquestra Jovem Acadêmica, a faixa etária é de 14 a 30 anos, em níveis intermediário e avançado e aulas em grupo. Os instrumentistas candidatos às vagas desta orquestra devem ser de violino, viola, contrabaixo, oboé, fagote, trompete, trombone, tuba e trompa.

A Alma também tem vagas abertas para a Banda Sinfônica, formada por flauta, oboé, clarinete, fagote, sax alto, sax tenor, sax barítono, trompete, trompa, trombone, eufônio e tuba. As aulas em grupo são oferecidas para alunos entre 14 e 30 anos, com conhecimento de níveis intermediário e avançado.

Os cursos de violino completam a grade instrumental. No coletivo violino 1, as aulas são destinadas a alunos iniciantes – com alguma experiência – de oito a 13 anos. Para o grupo coletivo violino 2, não é necessário que o candidato tenha experiência porque as aulas são voltadas para iniciantes, com idades entre cinco e sete anos.

Na grade de canto, as inscrições abertas são para canto coral infantil (alunos de nove a 13 anos, iniciantes, aulas em grupo) e para canto coral juvenil (alunos de 14 a 21 anos, iniciantes e intermediários, aulas em grupo).  A avaliação dos candidatos para os cursos de música será por meio de vídeos, que devem ser enviados até dia 3 de fevereiro.

Devem ter três minutos, gravados na horizontal, com execução de peça musical livre e demonstração das habilidades técnicas e artísticas com o instrumento. Para canto coral e coletivo violino 2 não há seleção e os candidatos serão informados por e-mail sobre o dia e o horário do início das aulas.

Na ponta dos pés – Bailarinas e bailarinos que queiram ingressar na Alma também podem fazer suas inscrições até dia 31 de janeiro, pelo site da academia. Diferente das atividades de música, o processo seletivo para os novos alunos de dança inclui audição presencial, no dia 7 de fevereiro, das 18 às 21 horas, no Centro Cultural Palace (sala multiuso Elydio Antonelli), na rua Álvares Cabral nº 322, centro, Ribeirão Preto.

As vagas são destinadas para pessoas na faixa etária entre 14 e 40 anos, com experiência de cinco anos de ballet clássico e nível técnico consolidado. Importante lembrar que o acesso à audição é condicionado ao envio correto de todos os documentos relacionados no site.

Deve incluir  currículo e DRT (atestado de capacitação profissional emitido pela Delegacia Regional do Trabalho). A audição será uma aula de ballet clássico. As mulheres precisam dominar a técnica da sapatilha de ponta e os homens devem ter noção do passo pas de deux.

“Estamos realizados com a abertura de novas turmas à espera de alunas e alunos. Este momento inicial de cada semestre é sempre envolvido por muita expectativa, tanto dos candidatos inscritos, como de todo o corpo docente da Alma, que está pronto para mais uma etapa de construção e lapidação de talentos, seja na música ou na dança. Sejam todos muito bem-vindos”, comenta Dulce Neves, presidente da Almao.

Em 2025, as atividades da Alma, núcleo Ribeirão Preto, são mantidas pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), do governo federal, via Ministério da Cultura, com patrocínios das empresas Usina Alta Mogiana S/A (Ópera); Cutrale, GSInima Ambient e Necta (Sinfonia); Santa Helena Industria de Alimentos, Usina Vertente/Tereos e Interunion (Suíte); e  Goiasmaq, Suprir e Grupo Intelli (Ária).

Sobre a Alma – A Academia Livre de Música e Artes (Alçma) é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto. Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo.

A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção artístico-pedagógica conectada com o mundo atual. Dessa forma, o papel da Alma é oferecer um meio para que crianças e adolescentes (de quaisquer origens sociais) possam, uma vez iniciados e com bases artísticas fundamentadas, se aperfeiçoarem.

Assim, o objetivo é que permitir a esses alunos acesso às melhores universidades e orquestras/coros nacionais ou internacionais. Em 2017, a Alma criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, nas escolas públicas destas cidades, com o objetivo de preparar crianças para ingressarem no Núcleo de Formação Avançada, em Ribeirão Preto.
 

Postagens relacionadas

VÍDEO – Flagrante de abuso de poder da Guarda Municipal de Sertãozinho

Redação

Onda de boas séries espanholas

William Teodoro

Bom Prato do HC ganha semáforo

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com