Tribuna Ribeirão
Mundo

Alemanha devolve fóssil ao Brasil

JOEDSON ALVES/AG.BR.

Após anos de negociações em quase três décadas desde que foi contrabandeado do Brasil para a Alemanha, o fóssil Ubirajara jubatus foi devolvido ao Cariri cearense. O exemplar de um dinossauro ancestral das aves, que viveu há 110 milhões de anos, é o primeiro da espécie encontrado na América Lati­na e o mais antigo da Bacia do Araripe, na divisa entre Ceará, Piauí e Pernambuco.

Retirado de forma irregular do Brasil nos anos 90, o fóssil estava no Museu Estadual de História Natural Karlsruhe, na Alemanha e retornou à origem no dia 4 de junho. O fóssil do tamanho de uma galinha e re­vestido por penas está em duas placas (positiva e negativa) medindo uma placa 47 centí­metros (cm) por 46 cm x 4 cm, pesando cerca de 11,5 quilos. A segunda placa mede 47 cm x 46 cm x 3 cm, com peso aproxima­do de 8,0 kg.

Para celebrar a repatriação do fóssil, o Ministério das Ciên­cias e Tecnologia, o governo do Ceará, a Universidade Regional do Cariri e representantes do governo alemão fizeram ceri­mônia solene na segunda-feira (12). O reitor da Universidade Regional do Cariri, Francisco do O’ de Lima Junior, destacou a concretização da decisão to­mada por autoridades alemãs em meados do ano passado.

“Nos dá de brinde essa con­vivência, essa cooperação, por reconhecer que para a gente ter autodeterminação política, ética, vale também o reconhe­cimento do nosso patrimônio, então aqui a Universidade Fe­deral do Cariri, em nome da nossa comunidade acadêmica, nós queremos agradecer toda nossa cooperação que já se de­senvolve no conjunto de pes­quisa em andamento”.

A ministra de Ciência, Tec­nologia e Inovação, Luciana Santos, também comemorou o retorno do fóssil ao país. Ao destacar a importância da coo­peração científica mantida com a Alemanha há mais de 50 anos, a ministra também apontou que espera por outros eventos semelhantes de repatriação de bens da União.

“Espero que esse reconhe­cimento por parte da Alema­nha seja inspiração para outros países que detêm, em circuns­tancias não elucidadas, outras espécimes da biodiversidade paleontológica brasileira”. O Museu Nacional do Rio de Janeiro chegou a ser cogitado como local de abrigo ao fóssil do dinossauro.

No entanto, Ubirajara ju­batus fará parte do acervo do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, que pertence à Universidade Regional do Cari­ri, na cidade de Santana do Cari­ri, no Ceará. O local recebe, em média, 2 mil visitantes por mês.

Postagens relacionadas

Dinamarquês é condenado a prisão perpétua por matar e desmembrar jornalista

Redação 1

Imperador Naruhito é entronizado no Japão

Redação 1

Chavismo acusa Guaidó de sabotar rede elétrica

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com