O governador Geraldo Alckmin entrega nesta terça-feira, 28 de novembro, o prédio do HC Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP). A unidade oferece atendimento especializado em alta complexidade, destinado a crianças e adolescentes, como referência para 90 municípios das regiões de Ribeirão Preto, Franca, Araraquara e Barretos. A solenidade está marcada para as dez horas, no HC Campus, no Jardim Monte Alegre, na Zona Oeste da cidade. Ele será recepcionado pelo prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB).
Em maio, o governador liberou autorizações para contratação de 195 novos funcionários e a reposição de 129 vagas. As contratações possibilitaram a ativação da segunda fase do HC Criança e a expansão de leitos da Unidade Coronariana, Centro de Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia e Unidade de Diálise. As autorizações foram publicadas no Diário Oficial do Estado nos dias 11 e 13 de maio, respectivamente.
Duarte Nogueira comemorou a conquista para a população. “Esse anúncio é muito importante. O funcionamento da segunda fase do HC Criança, além de desafogar os leitos dos hospitais, abrindo vagas para tratarmos de mais pacientes, beneficiará não somente Ribeirão Preto, mas também as crianças de cidades de toda a região que são atendidas pelo Hospital das Clínicas”.
De acordo com o superintendente do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Benedito Carlos Maciel, as obras do HC Criança fazem parte do Programa Modernização dos Hospitais de Ensino do Governo do Estado, que investiu desde 2011, cerca de R$ 124 milhões no HCFMRP da Universidade de São Paulo (USP), nas obras e equipamentos médicos hospitalares.
Todos esses investimentos tiveram o propósito fortalecer a missão do hospital de atendimento de casos de alta complexidade junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), além de modernizar a infraestrutura instalada para dar suporte ao atendimento hospitalar. O HC Criança completamente ativado contará com 233 leitos.
Serão disponibilizados, centro obstétrico com seis salas, 85 leitos de terapia intensiva neonatal, pediátrica e berçário de cuidados intermediários, nove leitos de pré-parto, 73 leitos convencionais, 38 leitos obstétricos sendo dez de alojamento conjunto, oito leitos de hospital dia e 20 leitos do Centro de Cirurgia de epilepsia.