Tribuna Ribeirão
Cultura

Álbum traz inéditas de Baden Powell

MONISE TERRA

Um mergulho em arquivos familiares resgatou composi­ções e fragmentos temáticos nunca registrados do genial violonista Baden Powell (1937- 2000). Essa pesquisa, que valo­riza o lado compositor do artis­ta, muitas vezes ofuscado pelo instrumentista espetacular que ele foi, resultou no álbum “Ba­den Inédito”, do grupo Ludere.

O disco chega ao público em formato de CD e vinil, além das plataformas digitais, nesta sexta-feira, 30 de outubro. Na mesma data acontecerá uma live, às 19 horas, em que o gru­po contará sobre o projeto e apresentará os vídeos da gra­vação, também para lembrar os 20 anos da morte do músico completados em setembro.

O grupo é formado pe­los músicos Philippe Baden Powell (piano e teclados), Rubinho Antunes (trompete e flugelhorn), o ribeirão-pre­tanoi Bruno Barbosa (con­trabaixo acústico e elétrico) e Daniel de Paula (bateria e percussão). O disco ainda conta com as participações especiais das cantoras Vanes­sa Moreno e Fabiana Cozza e dos instrumentistas Thiago Carreri (violão e guitarra) e Gabriel Grossi (harmônica).

A ideia do Ludere nesse trabalho não era reproduzir, mas sim enaltecer a composi­ção de Baden, de acordo com a personalidade sonora do grupo. Para Philippe Baden Powell, filho de Baden, “esse foi um trabalho em que todos nós do grupo mergulhamos fundo nas obras inéditas que desco­brimos e adaptamos ao nosso som, fazendo uma ligação en­tre a tradição e a atualidade”.

E finaliza, “o disco é muito mais do que uma homenagem ao compositor, pois traz um re­pertório inédito dele e dá uma roupagem com elementos que ele gostava e admirava, ainda q ele não usasse na própria mú­sica. Mas a improvisação e os sons que lá estão, ele sempre me incentivou a fazer.”

O disco é produzido pelo próprio grupo e tem Thiago Monteiro como engenheiro de gravação, mixagem e mas­terização. As vozes de Vanessa e Fabiana foram gravadas no estúdio Arsis por Adonias Ju­nior. Gabriel Grossi foi grava­do por Alex Miranda, no Rio de Janeiro. Quem assina a capa e o Design Gráfico é Mirante.

O Ludere, quarteto cria­do em 2015 pelo pianista Philippe Baden Powell, filho do legendário violonista e compositor brasileiro Baden Powell, e pelos músicos Ru­binho Antunes (trompete), o músico de Ribeirão Preto Bruno Barbosa (contrabaixo) e Daniel de Paula (bateria), já lançou os álbuns Ludere (2015), Retratos (2017) e Live at Bird’s Eye (2019).

O grupo se apresentou em respeitados festivais no Brasil e fora, passando por Moscou, com apresentação na pro­gramação do projeto Brasil Experience durante a Copa do Mundo; no conceituado Duc Des Lombards, em Paris (França), na Casa da Música no Porto (Portugal) e no tra­dicional jazz club londrino Ronnie Scott’s.

Também realizou qua­tro shows no Birds Eye Jazz Club, em Basel, Suiça, que resultaram no terceiro álbum do quarteto e na JazzAhead, em Bremmen na Alemanha. Em março de 2020, antes das interrupções em função da pandemia do Coronavírus, o Ludere fez mais uma turnê na Europa, se apresentando no projeto Musik Winter em Gs­chwend no sul da Alemanha e no conceituado club Porgy and Bess em Vienna.

Postagens relacionadas

Coldplay retorna ao Palco Mundo do Rock in Rio 2022

William Teodoro

Com novo visual, Seu Jorge anuncia as novidades para 2021

William Teodoro

Fórmula 1 não embala a audiência da Band

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com