A escola de samba Águia de Ouro é a campeã do grupo especial do carnaval de São Paulo de 2020. Este é o primeiro título da agremiação, que foi a quinta a entrar no sambódromo, na madrugada de sábado (22) para domingo, 23 de fevereiro. O samba-enredo da vencedora abordou a sabedoria e levou o título de “O poder do saber. Se saber é poder… quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.
O mestre Juca, da bateria da Águia de Ouro, destacou a união da comunidade para a conquista do título. “Eu não sei o que eu estou sentindo, eu estou muito feliz. A comunidade da Pompeia (Zona Oeste) estava há 44 anos atrás desse título. A Águia de Ouro sempre foi grande, eu só tenho que agradecer todo mundo da comunidade”, disse logo após o resultado da apuração.
“A gente sabe o que a gente passou faltando dois dias para o desfile, todos os ritmistas da bateria da Águia de Ouro mereciam isso. Faltando dois dias para o carnaval, a gente não tinha fantasia da bateria e a bateria toda se uniu e fez as fantasias e vieram aqui e deram o título para a nossa escola”, falou.
As escolas acompanharam a apuração no Sambódromo do Anhembi, Zona Norte da capital paulista, na tarde de terça-feira (25). A vice-campeã foi a Mancha Verde. O primeiro quesito lido durante a apuração foi fantasia. A Liga das Escolas de Samba de São Paulo já havia decidido que este não seria critério de desempate, após chuvas atingirem o barracão da escola de samba Pérola Negra em 10 de fevereiro e destruírem algumas fantasias da agremiação.
O último quesito a ter as notas lidas foi bateria, que seria também o critério de desempate caso necessário. Na última e penúltima colocação, as escolas Pérola Negra e X-9 Paulistana foram rebaixadas para o Grupo de Acesso.
História
A escola surgiu em 1976 na Vila Anglo Brasileira, na divisa da Vila Pompeia com o Sumaré, Zona Oeste da capital paulista. Sua origem aconteceu nas rodas que animavam partidas do time de futebol Faíscas de Ouro. Em 1977, a escola faz sua estreia no carnaval de São Paulo com o enredo “A Bahia de Jorge Amado”, conquistando o vice-campeonato, o que lhes rendeu o acesso ao 4º grupo do carnaval.
Em 1984, o desfile no grupo especial do carnaval de São Paulo com o enredo “Mil vidas, o teatro através dos tempos”, a escola realizou o que para muitos foi um dos mais marcantes carnavais da história. Em 2018, a Águia de Ouro desfilou pelo Grupo de Acesso do Carnaval de São Paulo, foi campeão e subiu, portanto, para o Grupo Especial no desfile de 2019. A escola fez uma homenagem a Ribeirão Preto, em 2010, com o samba-enredo “Ribeirão Preto – Região à Frente do Seu Tempo: Da Abolição ao Agronegócio, Terra de Liberdade e Riqueza!”, e terminou em 11º lugar.
O grito de “É campeão” estava engasgado havia 44 anos. Às 17h35 de terça-feira, dia 25, ao ser anunciado o terceiro 10 consecutivo no quesito bateria, o último e mais importante na apuração do desfile das escolas de samba de São Paulo, no Anhembi, finalmente os componentes da Águia de Ouro puderam soltá-lo da garganta. Era o primeiro título da escola.
Àquela hora, a quadra da Águia, na Pompeia, já estava bem cheia, acompanhando a disputa decidida décimo a décimo. Ainda assim a escola abriu as portas para outras centenas de pessoas que, aos punhados, chegavam para participar da festa – inclusive com camisas de concorrentes da região, como Mancha Verde e Rosas de Ouro.
“É uma vitória que vem amadurecendo. Entendo que já ganhamos várias vezes, mas nunca levamos. Hoje, levamos”, disse o presidente Sidnei Carrioullo Antônio, que não conseguia dar dois passos sem ter de abraçar alguém. Ele faz parte da Águia de Ouro desde a fundação em 1976. Inédita, a vitória da escola não fica devendo a nenhum roteiro de herói. Conhecida por ser “vanguardista” e já ter desfilado temas como fome, pedofilia e maus tratos aos animais, a Águia havia disputado o grupo de acesso – a segunda divisão do carnaval – em 2018.
Grupo de Acesso
A escola de samba Vai-vai foi a campeã do Grupo de Acesso do carnaval de São Paulo, e, junto da Acadêmicos do Tucuruvi, que ficou em segundo lugar, vai desfilar pelo Grupo Especial no ano que vem. O desfile da Vai-Vai comemorou seus 90 anos. A escola surgiu organizada por um grupo de “penetras” das rodas de samba do bairro Bixiga, chamadas, à época, de Cai-Cai. O nome da Vai-Vai é uma referência ao gesto de afastar alguém indesejado com a expressão “vai, vai”. Hoje, é uma das agremiações mais populares de São Paulo.