Tribuna Ribeirão
Geral

Agrotóxicos acima do permitido em alimentos

ARQUIVO/AG.BR.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) encontrou resíduos de agro­tóxicos em níveis acima do permitido ou usados de forma equivocada em 23% das amos­tras de alimentos avaliadas entre 2017 e o ano passado no Brasil. Os resultados são par­te do Programa de Avaliação de Resíduos de Agrotóxicos e foram divulgados nesta terça­-feira, 10 de dezembro.

Conforme a Anvisa, no entanto, os resultados estão dentro do esperado e não há motivo para alarde. Os ali­mentos são seguros para con­sumo. “Não há nenhum alar­de, os alimentos são seguros, dentro do que esperávamos”, afirmou o diretor-adjunto da Anvisa, Bruno Rios, durante a divulgação do levantamento.

Nas amostras em que fo­ram encontradas inconfor­midades, 17,3% tinham resí­duos de ingredientes ativos não permitidos para aquela cultura. Outros 2,3% tinham ingredientes ativos acima do limite permitido. Segundo o levantamento, 0,5% apresen­taram ingrediente ativo de uso proibido no País. E 2,9% tinham mais de um tipo de in­conformidade.

A agência também checou o risco à saúde representado por tais alimentos segundo dois critérios: agudo ou crôni­co. Das amostras analisadas, apenas 0,89% apresentaram potencial de risco agudo. Ou seja, seriam capazes de causar reações como dor de cabeça e náusea num período de 24 horas. Não foi constatado ris­co de problemas crônicos em nenhuma amostra.

Na rodada anterior do le­vantamento, referente a 2013 e 2015, o percentual de amos­tras consideradas insatisfató­rias foi um pouco mais baixo, 19,7%. A Anvisa informa, no entanto, que não é possível comparar os dois levantamen­tos, porque a metodologia da pesquisa foi alterada desde a última edição.

A Anvisa avaliou 4.616 amostras de 14 legumes, ce­reais e frutas encontrados em supermercados de 77 municí­pios de todo o Brasil. Foram testados 270 diferentes agro­tóxicos em amostras de aba­caxi, alface, arroz, alho, bata­ta-doce, beterraba, cenoura, chuchu, goiaba, laranja, man­ga, pimentão, tomate e uva. Esses alimentos equivalem a cerca de 30% da dieta vegetal dos brasileiros.

O levantamento consta­tou que 77% das amostras estavam dentro dos padrões. Metade delas não apresentava nenhum resquício de agrotó­xico. A Anvisa sugeriu que o consumidor lave e esfregue com bucha os alimentos an­tes de consumi-los e que dê preferência àqueles cuja pro­cedência é informada. Outra recomendação é optar sempre por produtos da estação.

Postagens relacionadas

Larga Brasa

Redação 1

Bairros da zona norte podem ficar sem água

William Teodoro

El Niño dá sinais de despedida, mas cientistas já preveem La Niña

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com