A 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow 2023), que será realizada entre 1º e 5 de maio, no Polo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro-Leste, no quilômetro 321 da Rodovia Antônio Duarte Nogueira (SP-322), o Anel Viário Sul, em Ribeirão Preto, disponibiliza somente até este domingo, 26 de fevereiro, o primeiro lote de ingressos com valor promocional em seu site oficial.
Os ingressos custam R$ 55 (inteira) e R$ 28 (meia-entrada). A forma de pagamento é via cartão de crédito ou boleto bancário. A compra antecipada do convite para visitar a Agrishow 2023 traz uma série de benefícios, como comodidade e uma entrada mais rápida ao evento, pois evita filas. Após essa data, a organização da feira disponibilizará um segundo lote ainda com preços especiais de R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia), com pagamento via cartão de crédito e boleto bancário.
O valor na bilheteria local será de R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia), sendo aceitos apenas dinheiro e cartão de débito. A meia-entrada pode ser adquirida por estudantes, pessoas acima de 60 anos e portadores de necessidades especiais. Estudantes e idosos precisarão apresentar a documentação com foto na entrada da Agrishow.
A partir deste ano, a feira vai receber o público das nove horas até as seis da tarde. Até o ano passado, os portões eram abertos às oito da manhã. A mudança promovida pelos organizadores tem o objetivo de melhorar a mobilidade de expositores e visitantes, diminuindo os impactos do tráfego intenso de veículos na região. Outra novidade será um estacionamento exclusivo para ônibus.
A nova proposta de horário de entrada foi baseada em dados estatísticos e análises, que mostraram os períodos de maior movimentação de carros na Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira, nas vias de acesso ao Anel Viário Sul e nas ruas locais. Diz que o início da feira às nove horas trará benefícios para os participantes e visitantes.
A 27ª Agrishow, no ano passado, terminou com novo recorde de faturamento e de público. Além disso, a feira se consolidou como um dos principais eventos de turismo de negócios do país. Virou um marco da retomada do setor que foi castigado pela pandemia de covid-19.
Segundo estudo do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (Ciet), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, 85,2% dos participantes eram de fora da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, índice considerado elevado. Excluindo os moradores, segundo o Ciet, mais de 135 mil pessoas de todo o país estiveram na feira.
Impacto
O impacto econômico – gastos totais dos turistas – foi de quase R$ 400 milhões em toda a região. A permanência foi de 4,4 dias e o gasto total, individual, no período, de R$ 2.901 por pessoa. Esse sucesso foi sentido em toda a região. Não foram poucos os casos de visitantes que se hospedaram a até 150 quilômetros de distância.
Negócios
Segundo os organizadores da Agrishow, foram negociados R$ 11,243 bilhões em vendas de máquinas agrícolas, de irrigação e de armazenagem. O valor é 287,7% superior aos R$ 2,9 bilhões da 26ª edição, realizada em 2019 – não houve evento em 2020 e 2021 devido à pandemia de coronavírus –, acréscimo de R$ 8,343 bilhões.
Público
O público estava com saudade da Agrishow. No ano passado, 193 mil pessoas visitaram a feira. São 34 mil visitantes a mais que os 159 mil da edição de 2019, aumento de 21,4%. O público do evento é formado, em sua grande maioria, por produtores rurais de pequenas, médias e grandes propriedades de todas as regiões do país e também do exterior.
Marcas
A 28ª edição contará com a participação de mais de 800 marcas do Brasil e do exterior, o que significa uma oportunidade de conhecer as principais novidades tecnológicas e importantes lançamentos que farão a diferença para a produção de grãos, carboidratos, fibras e proteínas em todo o país, de realizar negócios e de estreitar relacionamentos.
A feira terá ainda a participação dos principais bancos direcionados ao agro. A Agrishow é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no país: Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Abimaq, Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e Sociedade Rural Brasileira (SRB). É organizada pela Informa Markets.