Os lançamentos e soluções para todas as atividades que englobam o agronegócio estarão em exibição na 25ª edição da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow 2018), que acontece entre 30 de abril e 4 de maio, em Ribeirão Preto. A expectativa é que o volume de negócios cresça entre 5% e 8% neste ano, quando o evento vai completar 25 anos.
No ano passado, a 24ª edição fechou com balanço positivo e faturamento estimado em R$ 2,2 bilhões, cerca de 13% acima do resultado de 2016, de R$ 1,95 bilhão – aporte de R$ 250 milhões. Para 2018, segundo o presidente da Agrishow, Francisco Matturro, as vendas são estimadas entre R$ 2,31 bilhões e R$ 2,38 bilhões, entre R$ 110 milhões e R$ 180 milhões a mais.
“Esse resultado inclui diversos segmentos da agropecuária, mas deve ser puxado pelas vendas de máquinas agrícolas, que devem aumentar durante o evento nesta mesma proporção”, diz. Uma novidade da feira será a apresentação de uma fazenda de 44 mil hectares que adotará o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), no qual diversas culturas agrícolas e a atividade pecuária são desenvolvidas na mesma área, juntamente com a preservação de áreas de floresta.
“Será uma fazenda real, onde faremos o monitoramento dos custos de produção de culturas agrícolas e da atividade pecuária, os lucros, resultados, rendimento, tudo. A implantação do projeto ocorrerá ao longo de quatro ciclos de três anos, ou seja, 12 anos no total”, diz Matturro. No Brasil, segundo o presidente da feira, 13,3 milhões de hectares já adotam o sistema ILPF e até o fim de 2018 a área total deve chegar a 14 milhões de hectares.
São esperados mais de 150 mil visitantes das cinco regiões brasileiras e do exterior, um público altamente qualificado, formado por pequenos, médios e grandes produtores rurais, empresários e profissionais do setor, pesquisadores, acadêmicos, consultores e representantes de instituições governamentais e setoriais, e imprensa.
Considerada a mais completa feira de agronegócio da América Latina, a Agrishow 2018 reunirá mais de 800 marcas do Brasil e do exterior, nos seguintes segmentos: máquinas, equipamentos e implementos agrícolas, agricultura de precisão, irrigação, armazenagem, pecuária, sementes, corretivos, fertilizantes, defensivos agrícolas, insumos diversos sacarias, embalagens, tecnologia em software e hardware, agricultura familiar, financiamento, seguro, peças, autopeças, pneus, válvulas, bombas, motores e transportes.
Os principais e maiores bancos direcionados ao agronegócio também confirmaram sua participação. A feira de 2018 é especial, pois vai alcançar uma marca histórica, com a comemoração dos 25 anos de Agrishow em Ribeirão Preto – são edições consecutivas e ininterruptas no Polo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro-Leste, em uma área de 440 mil metros quadrados
Segundo José Danghesi, diretor da Agrishow 2018, “em todas as edições, os visitantes estavam ávidos em conhecer soluções que pudessem atender as demandas e o dia a dia do campo, desde inovações que trouxessem produtividade e eficiência até tecnologias para sustentabilidade, integração e otimização de recursos, sempre resultando em rentabilidade e competitividade para o produtor”, afirma José Danghesi, diretor da Agrishow 2018.
“A Agrishow apresentou todas as tecnologias que são vistas no segmento ao longo desse um quarto de século. Ela antecipou tendências e foi palco de muitos lançamentos”, destaca Danghesi. Um marco da feira foi inaugurar no país o conceito de feira agrícola dinâmica, com demonstrações de máquinas, equipamentos e implementos, atualmente, apresentadas na Arena de Demonstrações de Campo.
Segundo Danghesi, para esta edição histórica, estão sendo preparadas diversas novidades, além de melhorias na acessibilidade e conectividade. No ano passado, o público aumentou 4,6%, de 152 mil pessoas em 2016 para 159 mil, sete mil a mais. As mais de 800 marcas expositoras nacionais e internacionais ressaltaram a qualificação dos visitantes, formada, sobretudo, por compradores e produtores rurais de pequeno, médio e grande portes do Brasil e do exterior.
Foram 12 compradores estrangeiros, que durante três dias reuniram-se com 38 empresas brasileiras, em uma ação de promoção comercial que resultou em cerca de 300 reuniões e mais de US$ 17 milhões, entre negócios fechados e futuros para os próximos doze meses.
O evento é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no país – Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e Sociedade Rural Brasileira (SRB), e é organizado pela Informa Exhibitions, filial do Informa Group, maior organizador de eventos, conferências e treinamentos do mundo.