Em 2017, o agronegócio brasileiro foi novamente o protagonista da economia nacional. Com uma safra recorde de grãos que atingiu o patamar de 237,7 milhões de toneladas, o setor avançou 13% ano passado, sendo o grande impulsionador do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Neste ano, a expectativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é que a safra chegue a 226 milhões de toneladas, segunda maior safra de todos os tempos, perdendo apenas para 2017.
A manutenção da produção agrícola contribuirá para a retomada da economia e, ao mesmo tempo, para garantir a oferta de alimentos de alta qualidade no país e no mundo. Neste panorama de protagonismo e liderança, o setor do agronegócio estará reunido entre 30 de abril e 4 de maio, no Polo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro-Leste, em Ribeirão Preto, para a realização da 25ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow 2018)
Considerado o principal evento tecnológico e de negócios do agronegócio na América Latina e mais importante vitrine de tendências para o segmento, o evento apresentará novidades em máquinas, implementos agrícolas, sistemas de irrigação, insumos, sistemas para agricultura de precisão, soluções de monitoramento e automação, acessórios, peças, serviços e outros produtos de 800 marcas, do Brasil e do exterior.
“Os visitantes terão a oportunidade de ver inovações tecnológicas, tanto na Arena do Conhecimento, quanto nos estandes dos expositores, pois hoje a Agrishow está plenamente alinhada com as mais avançadas tecnologias. Exemplo disso é a conectividade presente atualmente na maioria das máquinas expostas na feira”, afirma Francisco Matturro, presidente da Agrishow, que participou de coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 28 de março, em São Paulo.
Os mais de 150 mil visitantes de 70 países esperados pela organização poderão encontrar todas as soluções necessárias para aumentar sua produtividade, melhorar sua eficiência na plantação e colheita de diversas culturas, diminuir custos, economizar recursos naturais e insumos, obter um melhor manejo de suas pastagens e garantir a sustentabilidade ambiental de sua lavoura ou pastagem.
Além disso, o público visitante da Agrishow 2018, formado por agricultores e pecuaristas, profissionais, empresários e técnicos da cadeia produtiva, representantes das entidades setoriais, pesquisadores, autoridades, lideranças governamentais e membros de órgãos e secretarias públicas, pode planejar sua visita de maneira mais assertiva, agendando reuniões importantes com fornecedores, porque os expositores estão organizados de forma estratégica, divididos por setor.
Entre as áreas estão: agricultura de precisão, agricultura familiar, armazenagem (silos e armazéns), corretivos, fertilizantes, defensivos, equipamentos de segurança (EPI), equipamentos de irrigação, ferramentas, implementos e máquinas agrícolas, máquinas para construção, peças, autopeças, pneus, pecuária, produção de biodiesel, sacarias e embalagens, seguros, sementes, software e hardware, telas, arames, cercas, válvulas, bombas, motores e veículos (pick ups, caminhões e utilitários, além de aviões agrícolas).
Os ingressos já estão à venda. Basta acessar o site oficial do evento (www.agrishow.com.br) e seguir as informações e instruções para a compra online, com desconto. Para quem comprar via internet, o valor cai de R$ 50 (preço na bilheteria) para R$ 40. O pagamento pode ser feito via cartão de crédito. Quem adquirir o tíquete no guichê da feira terá de pagar com dinheiro ou cartão de débito.
Não será permitida a entrada de menores de 14 anos desacompanhados pelos pais e/ou responsáveis. Para os visitantes que forem de carro ou moto à feira, o valor do estacionamento é de R$ 45. Para as caravanas e grupos, a Agrishow 2018 disponibiliza um sistema especial de venda de ingressos antecipados.
Segundo Matturro, a expectativa é que o volume de negócios cresça entre 5% e 8% neste ano, quando o evento vai completar 25 anos. Em 2017, a 24ª edição fechou com balanço positivo e faturamento estimado em R$ 2,2 bilhões, cerca de 13% acima do resultado de 2016, de R$ 1,95 bilhão – aporte de R$ 250 milhões. Para 2018, segundo o presidente, a estimativa de vendas está entre R$ 2,31 bilhões e R$ 2,38 bilhões, entre R$ 110 milhões e R$ 180 milhões a mais.
No ano passado, o público aumentou 4,6%, de 152 mil pessoas em 2016 para 159 mil, sete mil a mais. As mais de 800 marcas expositoras nacionais e internacionais ressaltaram a qualificação dos visitantes, formada, sobretudo, por compradores e produtores rurais de pequeno, médio e grande portes do Brasil e do exterior. Foram 12 compradores estrangeiros, que durante três dias reuniram-se com 38 empresas brasileiras, em uma ação de promoção comercial que resultou em cerca de 300 reuniões e mais de US$ 17 milhões, entre negócios fechados e futuros para os próximos doze meses.
O evento é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no país – Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e Sociedade Rural Brasileira (SRB), e é organizado pela Informa Exhibitions, filial do Informa Group, maior organizador de eventos, conferências e treinamentos do mundo.