Tribuna Ribeirão
Cultura

Agrício Costa lança álbum “Quintal do Mundo” em julho no Espaço Cultural Capela Usp

O cantor, compositor e diretor musical Agrício Costa apresentará no dia 27 de julho o show de lançamento de seu álbum “Quintal do Mundo - Agrício Costa e Grupo" , no Espaço Cultural Capela USP Ribeirão Preto.

Fotos: Divulgação

Sob a ótica de diversas vertentes da música brasileira como: o samba, ijexá e jongo, nasceu o álbum que é regado de balanço, poesia e parcerias, trazendo versos poéticos sobre o amor preto, ancestralidade, a beleza do povo brasileiro,  bem como questionamentos sociais, pontos fundamentais e importantes para reflexão e cidadania. “A relevância que traz esse trabalho, se dá ao promover o protagonismo do povo negro brasileiro através de letras que enaltecem, histórias, amores, afetos e crônicas musicadas”, detalha Agrício.

Trazendo um misto entre o tradicional e moderno, “Quintal do Mundo”  apresenta 13 canções de autoria de Agrício e parceiros, que são inspirados pela poesia do mundo e influenciado pelos meios onde o artista transitou. As canções possibilitam ao ouvinte a experiência de vivenciar as histórias contidas nas passagens singulares desse trabalho, através dos toques, melodias e harmonias presentes, além dos ritmos de matriz africana e afro brasileira que dialogam com a resistência do povo negro. “Fizemos essas misturas que permeiam a tradição com originalidade e respeito sem perder o conceito de novo. Em cada faixa, é possível  sentir a influência de grandes artistas que fizeram e fazem parte da minha formação como: Moacir Santos, Candeia, Milton Nascimento, Filó Machado, Clementina de Jesus, Ivone Lara, Silas de Oliveira, Baden Powell, Guinga, Egberto Gismonti, Orquestra Rumpilezz e Os Tincoãs, entre outros”, explica Agrício.

O álbum tem direção musical de Agrício, os arranjos também são assinados por ele e por Marcus Felipe Meninão. Formando a banda que se apresentará no show e gravou o álbum estão os músicos:  Deva Mille (bateria), Adriano  Martins (Baixo), Marcus Felipe Meninão (Violão e Guitarra), Rudah Felipe (Percussão), Michel Luis (Percussão), Alex Ogan (Percussão) Jorge Nascimento (Sax tenor e Sax soprano), Helena de Paula (Backing vocal) e  Dálete Muller (Backing vocal).

Além de toda banda, o álbum e o show de estreia tem a participação de Gui Silveiras, Akins Kinte, Fernanda Marx, Claudio Silva, Alexandre Peres, Ney Souza, Natalia Ortega, Vinicius Rocha, Vinícius Barros e Gera Machado.

O show de lançamento do disco “Quintal do Mundo – Agrício Costa e Grupo“, acontecerá às 20 horas, do dia 27 de julho, no Espaço Cultural Capela USP de  Ribeirão Preto, que está localizado na Avenida. Bandeirantes, 3900. Os ingressos para o show são gratuitos e podem ser retirados 1 hora antes do show, na bilheteria do espaço cultural.

No mesmo dia, o disco estará disponível para compra física e nas plataformas digitais.

Em junho, o Agrício e o grupo integraram a programação do Ribeirão Jazz Festival + Sonamos Latino América 2023 apresentando algumas músicas do disco. E no dia 20/08 o show será apresentado também na 22ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL).

O álbum “Quintal do Mundo – Agrício Costa e Grupo” foi contemplado PROAC 15/2022 na modalidade “GRAVAÇÃO DE ÁLBUM INÉDITO”.

Sobre Agrício Costa –  Nascido na cidade de Ribeirão Preto, o multi instrumentista, cantor, compositor e diretor musical Agrício Costa, atua em formações de grupos de música brasileira. Como compositor, tem suas influências na cultura de matriz africana e afro-brasileira como: Samba de terreiro, Partido alto, Jongo, Afoxé, Maracatu, Samba de Bumbo, Batuque de Umbigada e música instrumental brasileira. Tendo como parceiros Akins Kintê, Paulo Perdigão, Cláudio Silva, Gui Silveras, Denis Costa, entre outros. Estudou na cidade de Tatuí, no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí – Dr. Carlos de Campos onde aprimorou seus estudos em Violão Erudito, Violão Popular e Guitarra – M.P.B e Jazz. É membro do Centro Cultural Orùnmilá em Ribeirão Preto desde 2017. Um dos fundadores e idealizador do grupo Kizumbamba de Tatuí-SP que difunde o Samba urbano e suas diversas vertentes. Foi coordenador do coletivo cultural e artístico de “Samba da Opinião” de Ribeirão Preto de 2017 a 2023. Assinou como Arranjador e Diretor Musical do disco “Um Ribeirão de Samba” do coletivo Samba da Opinião de Ribeirão Preto em 2019. Participou do Programa “O Samba pede passagem” com Moisés da Rocha

lançando o trabalho “Um Ribeirão de Samba” na “Rádio Capital”(2019). Como co-diretor musical produziu o disco do “AfroKaoss”, pelo PROAC-SP (2019) que circulou em cidades como Barretos-SP, Ribeirão Preto e Rio Preto. Atuou como diretor musical e arranjador do single “Ladrão de Caneta” do grupo Caneteando em 2020. Como músico atua em diversas cidades do estado de São Paulo e capital, tendo tocado em casas como “Ó do Borogodó”, “Estação Rio Verde”, “Bar do Baixo”, “Casa das Caldeiras”, SESC Araraquara, SESC Ribeirão Preto, SESC Jundiaí, SESC Sorocaba, SESC Campinas, SESC Bauru, SESC Rio Preto e “Complexo Cultural Swift” – São José do Rio Preto com os Grupos “Firma o Ponto” – Sorocaba-SP e “Samba da Opinião” – Ribeirão Preto-SP, “Panela do Samba” – Sorocaba-SP e “AfroKaoss” – São José do Rio Preto. Produziu e arranjou o EP “Presságio” do grupo cênico musical Odidere em 2021, que foi contemplado pela 17a edição do Programa para Valorização de Iniciativas (VAI) da cidade de São Paulo. Atualmente lança seu primeiro trabalho solo, o álbum intitulado “Quintal do Mundo – Agrício Costa e Grupo” contemplado pelo PROAC 15/2022 – GRAVAÇÃO DE ÁLBUM INÉDITO.

Postagens relacionadas

Live discute ‘Cem anos de solidão’

Redação 1

Oficina Lata Mágica mostra os primórdios da fotografia

William Teodoro

No Festival do Rio, italiano Sebastiano Riso denuncia indústria da adoção

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com