O livro “Agnes Grey”, obra de 1847 da poetisa e escritora britânica Anne Brontë (1820-1849), é o tema da terceira edição do Clube do Livro da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto deste ano. O evento será neste sábado, 19 de março, com transmissão pela plataforma Zoom (link https://us02web.zoom.us/j/83073302544), das 16 às 18 horas.
O encontro tem curadoria da bibliotecária Gabriela Pedrão. O romance retrata a era pós-Vitoriana e sua temática realista. A caçula da família Brontë, Anne, tem o dom da escrita assim como suas outras irmãs escritoras, Charlotte e Emily. Ela cria uma protagonista disposta a enfrentar as convenções sociais da época e se firmar como uma mulher corajosa e dona de si, contrapondo a ideia das “mocinhas românticas” do período.
A obra narra a trajetória da caçula, governanta de famílias da classe aristocrática inglesa, suas lutas, questionamentos e a relação com o amor. Anne Brontë faleceu ainda jovem, aos 29 anos, vítima de tuberculose pulmonar. A programação de 2022 do Clube do Livro foi aberta em 22 de janeiro.
O livro escolhido pelos participantes para leitura e análise foi “Ciranda de Pedra”, de Lygia Fagundes Telles. Em 19 de fevereiro foi a vez de, “Sul da fronteira, oeste do Sol”, uma das obras mais aclamadas de Haruki Murakami. Sob curadoria da bibliotecária Gabriela Pedrão, o Clube do Livro busca oferecer uma experiência plural de diferentes literaturas ao redor do mundo. Desde o Brasil a países europeus e asiáticos.