A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que, no último final de semana (dias 24 e 25), agentes de segurança flagraram visitantes tentando entrar com drogas em presídios da região, abrangidos pela Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste (CRN). Em um dos casos registrados, a mulher foi descoberta com uma droga aparentando ser maconha, misturada a uma feijoada. Em outra ocorrência, a visitante camuflou maconha no meio de um pacote de rosquinhas de chocolate.
Em todos os flagrantes, a Polícia Militar (PM) foi acionada para registrar boletim de ocorrência. Também foi aberto procedimento interno para apurar o envolvimento dos presos que receberiam os materiais ilícitos nas unidades prisionais. Vale destacar que, mesmo com a ampla divulgação na mídia das crescentes apreensões em todo Estado de São Paulo, visitantes seguem tentando burlar as revistas, sem sucesso, graças à perícia de agentes penitenciários aliada à tecnologia dos scanners corporais.
Penitenciária I de Serra Azul
Uma mulher foi flagrada tentando entrar na Penitenciária I de Serra Azul com droga aparentando ser maconha escondida em pacote de bolachas do tipo “rosquinhas de chocolate”. A descoberta ocorreu durante procedimento de revista manual dos itens trazidos pela visitante, por volta das 8h10 de sábado, dia 24. No total, foram retiradas do pacote de bolachas 29 porções da droga embaladas em fita adesiva de cor parda. Ela foi encaminhada à delegacia da cidade e presa em flagrante. Posteriormente, seria submetida à audiência de custódia.
Na Penitenciária II de Serra Azul, também houve apreensão no final de semana. No domingo, dia 25, por volta das 8h, ao revistar as comidas que uma visitante levava para o filho, agentes encontraram porções de maconha misturadas a feijoada. A Polícia Militar foi acionada e a mulher conduzida a Delegacia de Polícia, onde após elaboração de boletim de ocorrência e confirmação do conteúdo como sendo droga conhecida como “maconha”, a mulher recebeu voz de prisão e está à disposição da Justiça.
Em todos os casos, as unidades prisionais também instauraram Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade dos presos que receberiam as drogas.
A SAP informa que pessoas flagradas tentando entrar com objetos ilícitos em presídios são automaticamente suspensas do rol de visitas.