Foi prorrogado até dia 14 de novembro, o agendamento para a realização de mamografia. O exame pode ser realizado por mulheres de 50 a 69 anos, que realizaram o último exame num período maior ou igual a 2 anos, que não apresentem queixa mamaria e que sejam residentes em Ribeirão Preto.
O agendamento precisa ser feito através do site.
Promovido pela secretaria Municipal da Saúde, por meio da Coordenadoria de Assistência Integral à Saúde da Mulher (CAISM), após o agendamento a Unidade de Saúde entrará em contato com a paciente e informará sobre data, hora e local do exame.
Dentro das ações, durante todo o ano, todas as unidades de saúde estão promovendo também, orientações sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, busca ativa das mulheres que estão com os exames em atraso, com foco na intensificação da oferta de mamografia.
A coordenadoria ressalta que, embora o público alvo para detecção precoce do câncer de mama seja a faixa etária de 50 a 69 anos, Ribeirão Preto oferece o exame de mamografia para as mulheres de 40 a 74 anos e para aquelas que apresentem queixa mamaria, independentemente da idade.
“Nesses casos, a paciente deverá procurar a Unidade de Saúde para avaliação e conduta”, explica a médica Janaina Boldrini França, coordenadora do Caism.
A doença
A neoplasia de mama é o segundo tipo de câncer mais comum e uma das principais causas de óbito em mulheres no Brasil, sendo a maior incidência na faixa etária acima de 50 anos. A detecção precoce da neoplasia e o tratamento oportuno são importantes ações para um bom prognóstico e uma maior chance de cura, para isso utiliza-se a mamografia.
O rastreamento é preconizado pelo Ministério da Saúde em mulheres na faixa etária entre 50 a 69 anos de idade, realização da mamografia a cada 2 anos e mulheres assintomáticas (sem fatores de risco genético e hereditários).