O embarque de passageiros com o uso de reconhecimento facial será testado pela primeira vez em um aeroporto regional, nesta sexta-feira, 13 de agosto. O programa “Embarque + Seguro”, do governo federal, usa a tecnologia de biometria e dispensa a apresentação do cartão de embarque e de documentos de identificação do passageiro.
O teste pioneiro será no Aeroporto Estadual Doutor Leite Lopes, em Ribeirão Preto, a partir das 7h15. O programa idealizado pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra) e desenvolvido pelo Serpro, empresa de tecnologia do governo federal, em parceria com a Secretaria de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, tem o objetivo de tornar mais eficiente, ágil e seguro o processo de embarque nos aeroportos.
O teste vai ocorrer em duas etapas: no check-in, onde os passageiros convidados terão a foto e os dados validados com as bases governamentais; e no portão 1, onde ocorrerá o reconhecimento facial dos passageiros para o embarque na aeronave. O responsável pelo Programa Embarque + Seguro no Serpro, Luciano de Sousa Cunha, estará presente no lançamento da tecnologia.