Em sua 69ª edição, a Festa do Peão de Barretos acontece de 15 a 25 de agosto, reunindo competidores brasileiros e estrangeiros em provas de montaria e outras modalidades, além dos principais nomes da música sertaneja e do country. Os organizadores estimam que o evento gere dez mil vagas diretas e indiretas e receba cerca de 900 mil visitantes, número oito vezes maior que o da população total do município.
De acordo com a Associação Os Independentes, promotora do rodeio, 83,3% são visitantes de outras localidades, sendo o Estado de São Paulo com o maior volume (54,9%) do total de turistas e excursionistas. Somente em 2022, o maior evento do segmento da América Latina movimentou R$ 1,24 bilhão na economia local, beneficiando o comércio, setor hoteleiro, imobiliário e demais serviços.
Integrante do Programa de Concessões de Aeroportos Regionais e fiscalizada pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a Aeroportos Paulistas (ASP), concessionária do Aeroporto Chafei Amsei, em Barretos, estima que 330 operações sejam registradas durante os dias de festa, entre pousos e decolagens.
Considerando o histórico da aviação geral para o período, nos dois primeiros anos de gestão da ASP (2022 e 2023), cerca de 1.200 passageiros deverão ser recebidos. Como os voos da aviação geral podem ser agendados com menor antecedência em comparação com a aviação regular, a estimativa ainda pode passar por alterações ao longo do período.
“Esperamos um aumento significativo no número de voos e passageiros durante o período de festas, demonstrando a crescente demanda por transporte aéreo na região”, enfatiza Ricardo Volpi, superintendente de Aeroportos na Artesp. Entre os dias 17 e 27 de agosto do ano passado, 1.167 passageiros embarcaram e desembarcaram no aeroporto, por meio de 326 operações, número que inclui pousos e decolagens.
“A quantidade de voos superou em cerca de 30% a estimativa inicial, que era de 250 chegadas e partidas. Em comparação com o ano anterior, o número de passageiros cresceu 14%, período em que 1.022 clientes foram atendidos nas operações da aviação geral”, contabiliza a ASP.