A Polícia Civil de São Paulo participou, no neste domingo (6), de uma operação de transporte de órgãos para transplante, com o objetivo de salvar a vida de um paciente na capital paulista. A ação foi coordenada pelo Serviço Aerotático (SAT) da corporação, após solicitação da Central de Transplantes do Estado.
A missão teve início em Ribeirão Preto, onde os policiais e a equipe médica realizaram a captação de um fígado e um rim de um doador. O trajeto de aproximadamente 300 quilômetros até a capital foi concluído em cerca de 30 minutos, com o uso de uma aeronave turboélice Cessna da Polícia Civil.
O avião pousou no Aeroporto Campo de Marte, na zona norte da cidade. Para garantir ainda mais agilidade, o transporte até o hospital localizado na zona sul foi concluído com o helicóptero Pelicano, também do SAT.
O receptor dos órgãos foi um homem de 69 anos que aguardava na fila de transplantes. A cirurgia foi iniciada assim que os órgãos chegaram à unidade de saúde.