Aconteceu nesta terça-feira na AEAARP (Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto) uma reunião da segunda fase do Projeto Requalifica Ribeirão voltado ao mapeamento de dados econômicos, urbanísticos e sociais da região Central da cidade. O encontro discutiu a formação de uma grande rede de cooperação, formada por diversas entidades, destinada a criar projetos para o Centro.
Com base na análise realizada pelo Instituto Paulista de Cidades e Identidades Culturais (IPCIC) , o projeto propõe quatro eixos de atuação: Inteligência; Patrimônio Histórico; Urbanismo e Verdejamento; e Eventos: Cultura e Lazer. O eixo de Inteligência é responsável por coletar e analisar dados que fundamentem as decisões estratégicas.
Já o eixo de Patrimônio Histórico busca preservar e promover o patrimônio cultural e arquitetônico do Centro, incentivando o engajamento dos proprietários e da sociedade na conservação desses bens. O eixo de Urbanismo e Verdejamento visa melhorar a infraestrutura e a arborização urbana, valorizando a estética e a acessibilidade da área central.
Por fim, o eixo de Eventos: Cultura e Lazer promove atividades que revitalizem o centro como espaço cultural e de lazer, atraindo visitantes e movimentando a economia local. O governo de São Paulo vai investir R$ 500 mil no projeto. A presidente da Acirp, Sandra Brandani Picinato, considera o projeto essencial para tornar o Centro mais acessível e atrativo, com impacto direto no comércio local.