Ricardo Silva, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), ganhou, em primeira instância, uma ação indenizatória contra o advogado Felipe Lubianchi Santos. Segundo o processo, o acusado, que é filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de Ribeirão Preto, teria divulgado, em um grupo do aplicativo WhatsApp, que o ex-vereador teria ligações com uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios paulistas, o Primeiro Comando da Capital (PCC).
A divulgação da mensagem de aplicativo aconteceu durante a campanha eleitoral de 2016, quando Ricardo Silva disputava a prefeitura de Ribeirão Preto pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), concorrendo com o atual prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB), que o derrotou no segundo turno. Na época, ao tomar conhecimento e receber a postagem de um conhecido, o então candidato recorreu a Justiça de Ribeirão Preto. O advogado foi condenado a pagar R$ 19 mil ao ex-vereador.
A ação foi julgada pela juíza Débora Cristina Fernandes Ananias Alves Ferreira, da 2ª Vara Cível de Ribeirão Preto. Na sentença, a magistrada afirmou que as alegações da defesa do acusado, de que a postagem ficou restrita a um grupo do WhatsApp, não eram suficientes para se contestar a pratica do delito, “haja vista o grande alcance que essas notícias têm atualmente em qualquer meio social, patente que a parte requerida não tinha o controle do acesso de outras pessoas a tais informações, inclusive por meio dos participantes do referido grupo”, garantiu. O advogado ainda pode recorrer da sentença ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).