Após passar por diversas cidades da Europa e do Brasil, Adriana Calcanhotto traz a Ribeirão Preto seu show “A mulher do Pau-Brasil”, no dia 22 de fevereiro, às 21h. Acompanhada por Bem Gil e Bruno di Lullo, Adriana idealizou um roteiro com músicas novas, releituras (a recente ‘As Caravanas’, de Chico Buarque, por exemplo) e também reencontrando clássicos de seu repertório, como ‘Inverno’, ‘Vambora’ e ‘Esquadros’.
Por conta do pigmento vermelho extraído de seu tronco, o Pau Brasil se tornou a primeira riqueza nacional exportada/explorada pelos colonizadores. Além de dar nome ao País, a árvore foi responsável por tingir tecidos e objetos na Europa, onde se tornou extremamente valorizada.
Mais de cinco séculos se passaram e Adriana Calcanhotto refez a travessia da madeira em 2016, quando foi nomeada Embaixadora da Universidade de Coimbra e iniciou uma residência artística no local, através de cursos, concertos e seminários.
Adriana Calcanhotto tem desenvolvido um trabalho de divulgação e estudo da literatura portuguesa junto de diversas Universidades Europeias e Brasileiras, dando-se conta que, atualmente, no Brasil é vista como a “Embaixadora da Universidade de Coimbra” e, na Europa, sente-se cada vez mais “A Mulher do Pau-Brasil”.
Inspirada pelo movimento modernista brasileiro dos anos 20, no seu “Manifesto da Poesia Pau-Brasil”, a sua influência sobre o Tropicalismo (toda a informação externa deve ser devorada e reinventada nos seus próprios termos), e com base na aprendizagem, pesquisa e trabalhos desenvolvidos como professora e Embaixadora da Universidade de Coimbra, Adriana Calcanhotto criou este novo espetáculo, no qual reflete sobre todas estas novas experiências através de antigos sucessos, novas canções, novas leituras e reinvenções.