A prefeitura de Ribeirão Preto adiou para março a abertura de envelopes das possíveis empresas interessadas em concluir as obras de construção de viaduto entre as avenidas Mogiana e Brasil, na Zona Norte, uma das intervenções do Programa Ribeirão Mobilidade. Com isso, a conclusão do processo licitatório deve atrasar em pelo menos um mês.
A abertura dos envelopes estava marcada para esta quarta-feira, 2 de fevereiro. O cancelamento foi confirmado por meio de nota enviada ao Tribuna pela administração municipal. Segundo o texto, será necessária a correção técnica de planilha da obra. O valor estimado da licitação é de R$ 14.525.063,01.
Na terça-feira, dia 1º, ocorreu a abertura dos envelopes do certame referente à obra de implantação de trincheira entre as avenidas Independência e Presidente Vargas, sob a praça Salvador Spadoni, no Jardim Sumaré, Zona Sul, onde será construído um túnel.
Apenas uma construtora participou e foi habilitada, a Rual de São Paulo. Agora a proposta está sob a análise da Comissão de Licitação. O valor estimado da obra é de R$ 27.751.327,42. A prefeitura de Ribeirão Preto também informou que duas empresas entregaram a documentação para participar da concorrência pública número 11/2021.
A licitação trata da retomada das obras de construção do viaduto entre as avenidas Thomaz Alberto Whately e Brasil, na Zona Norte. A próxima etapa será a abertura dos envelopes com a proposta de cada empresa. Aquela que apresentar o menor valor será a vencedora da licitação, estimada em R$ 12.335.231,33. A assinatura da ordem de serviço está prevista para março.
De acordo com a prefeitura, a abertura dos envelopes de habilitação para a conclusão dos dois corredores de ônibus na Zona Norte, nas avenidas Dom Pedro I, no Ipiranga, e Saudade/Rua São Paulo, nos Campos Elíseos, ocorreu na segunda-feira, 31 de janeiro. A análise de documentação das empresas interessadas será feita até esta sexta-feira, 4 de fevereiro. O valor estimado da licitação é de R$ 30.382.995,22.
As obras paradas integram um total de 30 do Programa Ribeirão Mobilidade – a versão tucana do Programa Aceleração do Crescimento II – PAC da Mobilidade. A conclusão pode ficar para o segundo semestre de 2022. Contersolo Construtora e Coesa Engenharia paralisaram os serviços alegando aumento excessivo no preço dos insumos e desequilíbrio financeiro.
A prefeitura já rescindiu os contratos com as antigas construtoras e aplicou multas no valor total de R$ 5.223.815,18 nas empresas. O contrato do viaduto da avenida Thomaz Alberto Whately era de R$ 13.284.955,62. A obra deveria ter sido entregue em junho do ano passado. Já o viaduto da avenida Mogiana estava orçado em R$ 19.870.000 e deveria ficar pronto em janeiro de 2021.
O contrato do túnel da avenida Presidente Vargas era de R$ 19.882.700,02. A intervenção teve início em agosto de 2020 e deveria ficar pronta em dezembro de 2021. Já o valor dos dois corredores de ônibus na Zona Norte, nas avenidas Dom Pedro I, no Ipiranga, e Saudade, nos Campos Elíseos, era de R$ 39.740.679,60.
As obras começaram em janeiro de 2020 e deveriam ter sido entregues em janeiro de 2021. A Contersolo Construtora respondia pela construção dos viadutos e do túnel. A Coesa Engenharia era responsável pelos dois corredores de ônibus.
Antes da paralisação dos trabalhos, segundo dados da Secretaria Municipal de Obras Públicas, o custo total estimado era de R$ 92.778.334. A prefeitura desembolsou para as construtoras, pelos serviços realizados, R$ 40.912.334, mas depois rompeu os contratos. Ficou um saldo de R$ 51.866.000.
Com as novas licitações, abertas em 23 de dezembro, quando as obras estiverem concluídas poderão custar ao município R$ 125.906.950, um gasto adicional de R$ 33.128.616, aumento de 35,7%. Geralmente, os valores apresentados nos certames da prefeitura de Ribeirão Preto costumam ser inferiores aos previstos em edital.
A prefeitura de Ribeirão Preto sempre afirmou, desde a rescisão de contrato com as construtoras, que não haverá aumento no valor das obras e sim realinhamento de preço devido ao aumento de preços da matéria-prima utilizada nas intervenções.
Raio-X das obras suspensas em RP
– Viadutos da avenida Brasil
– Avenida Thomaz Alberto Whately
Valor contratado: R$ 13.284.955,62
Vencedora da licitação: Contersolo Construtora
Início: abril de 2020
Já realizado: 44%
Término: sem previsão
(contrato rescindido)
Previsão inicial: junho de 2021
Valor da nova licitação: R$ 12.335.231,33
– Avenida Mogiana
Valor contratado: R$ 19.870.000
Vencedora da licitação: Contersolo Construtora
Início: novembro de 2019
Já realizado: 62%
Término: sem previsão
(contrato rescindido)
Previsão inicial: janeiro de 2021
Valor da nova licitação: R$ 14.525.063,01
– Túnel da avenida Nove de Julho
Valor contratado: R$ 19.882.700,02
Vencedora da licitação: Contersolo Construtora
Início: agosto de 2020
Já realizado: 14%
Término: sem previsão
(contrato rescindido)
Previsão inicial: dezembro de 2021
Valor da nova licitação: R$ 27.751.327,42
– Corredores de ônibus 1
– Avenidas Dom Pedro I e Saudade/ Rua São Paulo
Valor contratado: R$ 39.740.679,60
Vencedora da licitação: Coesa Engenharia
Início: janeiro de 2020
Já realizado: 50%
Término: sem previsão
(contrato rescindido)
Previsão inicial: janeiro de 2021
Valor da nova licitação: R$ 30.382.995,22
Valor total previsto: R$ 92.778.334
Acréscimo de 35,7%: R$ 33.128.616
Novo valor estimado: R$ 125.906.950