Tribuna Ribeirão
Geral

Acuado, Zé Dirceu já recorre ao Supremo

Fora da prisão por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-ministro José Dirceu entrou com pedido na Suprema Corte para evitar que seja preso após seu processo ser finalizado na se­gunda instância da Justiça. O re­querimento foi feito por meio de uma reclamação ao STF, mesma ação em que ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentou evitar a prisão, e agora espera uma nova decisão da Corte. O relator da ação de Dirceu no STF é o minis­tro Dias Toffoli.

Dirceu aguarda em liberda­de o julgamento de seu último recurso no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), marcado para esta quinta-feira, 19. O TRF-4 aumentou a pena de Dirceu de 20 anos e 10 meses para 30 anos e 9 meses pelos cri­mes de corrupção passiva, perti­nência a organização criminosa e lavagem de dinheiro.

A defesa do ex-ministro da Casa Civil alega que, quando a Corte, em maio do ano passado, revogou a sua prisão preventiva e a substituiu por medidas cau­telares, fez prevalecer, em seu caso, o princípio da presunção da inocência. De acordo com os advogados de Dirceu, uma decretação de prisão após jul­gamento no TRF-4 estará des­respeitando a decisão da Corte, proferida pela Segunda Turma, que analisou seu habeas corpus.

“Quanto ao mérito, há que se considerar, primeiramente, que no julgamento do referido Ha­beas Corpus nº 137.728, em que o paciente ora reclamante, foram afastados todos os motivos utili­zados pelo juízo de origem para justificar a decretação da prisão cautelar de José Dirceu”, argu­menta a defesa.

Os advogados também di­zem que a decretação da pri­são de forma “automática e genérica” vai contra a jurispru­dência do STF, que autoriza a execução antecipada da pena, mas não a tornou obrigatória, na visão dos advogados.

Os advogados ainda argu­mentam que, solto, Dirceu não oferece riscos. Ele atualmente mora em Brasília e usa tornoze­leira eletrônica. O ex-ministro havia sido preso por determi­nação do juiz Sérgio Moro em agosto de 2015.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Quer receber notícias no seu WhatsApp? Adicione o Tribuna!

Redação 1

Ecopontos recebem 30 toneladas de eletrônicos em cinco meses

William Teodoro

PUBLICIDADE: MEU AMBIENTE – Responsabilidade Cidadã Compartilhada

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com