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Acompanhamento contábil – Projeto mira em contas do transporte

ALFREDO RISK

Um projeto de lei protoco­lado na Câmara de Vereadores pretende criar o acompanha­mento contábil do contrato de concessão do transporte co­letivo na cidade. A proposta estabelece a obrigatoriedade de publicação no site oficial da prefeitura de Ribeirão Preto do acompanhamento contábil das empresas que integram o Consórcio ProÚrbano – grupo concessionário do transporte coletivo urbano do município, formado por Rápido D’Oeste (50%) e Transcorp (50%) e que opera 119 linhas com 352 ôni­bus na cidade.

Os dados a serem di­vulgados deverão conter a demonstração de resultado do exercício, a apuração do resultado econômico-finan­ceiro da concessionária, no­tas explicativas e pareceres, quando disponíveis, relatório de acompanhamento realiza­do pelos órgãos competen­tes da prefeitura, auditorias contábeis, quando realizadas, plano de contas compatível com o contrato de concessão, com avaliação do orçado re­alizado e justificativas para eventuais diferenças.

Segundo o autor do proje­to, Marcos Papa (Podemos), a medida visa a ampliação da publicidade e dar mais controle social para as despesas e os im­pactos orçamentários do con­trato. O parlamentar argumen­ta que o contrato de concessão em vigência tem apresentado um padrão de contabilidade e equilíbrio econômico-finan­ceiro questionável, na medida em que a prefeitura vem reali­zando repasses e subsídios mi­lionários, sob a justificativa de viabilizar o transporte coletivo.

“Ocorre que pouco se sabe, porque pouco se torna públi­co, o acompanhamento contá­bil que a prefeitura realiza das escriturações da atual conces­sionária. E é justamente essa obscuridade que o presente projeto visa corrigir ou, ao me­nos, amenizar, a partir da pu­blicidade de informações aces­síveis e transparentes”, afirma.

No dia 8 de junho, a pre­feitura começou a subsidiar o transporte coletivo com o re­passe de R$ 7.869.397,98 para o Consórcio PróUrbano refe­rentes aos meses de março e abril. O subsídio é de R$ 2,09 por passageiro transportado – número de vezes em que a catraca rodar. A tarifa de ôni­bus custa R$ 5,00 atualmente, mas subiria para R$ 7,09 sem o socorro do município. Cerca de 170 mil pessoas utilizam o serviço diariamente.

O subsídio do transporte coletivo foi estabelecido no contrato de concessão feito em 2012 durante o governo da en­tão prefeita Dárcy Vera, mas só foi viabilizado no ano passado após a Câmara aprovar projeto de lei do Executivo permitindo a revisão do Contrato de Con­cessão e o repasse de R$ 70 mi­lhões para o PróUrbano.

Em troca, todas as ações movidas pelo grupo contra a prefeitura teriam que ser fi­nalizadas. A primeira parcela de R$ 20 milhões foi paga em dezembro do ano passado. Outros R$ 20 milhões foram liberados em janeiro, mais R$ 20 milhões em junho e R$ 10 milhões, serão repassados em janeiro de 2024.

O grupo concessionário também se comprometeu a renovar a frota de ônibus com­posta por 305 veículos. Doze novos veículos começaram a circular na segunda-feira (28) e mais 154 foram prometidos até o final deste mês, que ter­mina nesta quinta-feira (31).

Ou seja, deveriam ser, nes­sa primeira etapa, 166 ônibus novos rodando zero quilô­metro, com ar-condicionado, entrada USB para carregar celular, internet grátis, sus­pensão pneumática, além de serem mais silenciosos. Em outubro, a cidade irá receber mais 38 ônibus. Com isso, Ri­beirão Preto passará a ter mais de 200 novos veículos ainda neste ano, sendo que a meta contratual é de 155. Serão 305 até o final de 2024.

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