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Acirp propõe obras do PAC em etapas

JF PIMENTA/ ARQUIVO TRIBUNA

A Associação Comercial e In­dustrial de Ribeirão Preto (Acirp) entregou à prefeitura, na noite de quarta-feira, 4 de julho, um ofício com propostas para amenizar os impactos das obras do Pro­grama de Aceleração do Cresci­mento II – PAC da Mobilidade Urbana e Saneamento. As su­gestões foram elaboradas após estudos realizados pelo Núcleo de Acompanhamento ao Plano Diretor e suas Leis Complemen­tares e depois de reuniões com empresários das regiões onde as obras serão realizadas.

“Junto com os empresários presentes nos encontros realizados esta semana, nas Distritais Oeste e Leste, preparamos propostas e reivindicações para a prefeitura. Entendemos que essas obras po­dem beneficiar muitas pessoas ao melhorar a fluidez do trânsito e reduzir o tempo de deslocamen­to de quem utiliza o transporte coletivo, mas é importante que a prefeitura atue para reduzir o impacto dessas mudanças para os empresários que investiram nessas regiões, geram empre­gos e cujas famílias dependem desses negócios”, afirma Dorival Balbino, presidente da Acirp.

A ACIRP propõe a execução das obras por etapas. “A ideia é realizá-las em trechos de 100 a 200 metros, no máximo, para só depois de finalizada passar para o trecho seguinte até a finalização da obra”, explica Balbino. A entidade também sugere implementar a Área Azul nas vias perpendicu­lares das avenidas Dom Pedro I, no Ipiranga, na da Saudade e na rua São Paulo, nos Campos Elí­seos, todas na Zona Norte, além de estabelecer que o tráfego nos corredores de ônibus seja apenas nos horários de pico e planejar horários alternativos de carga e descarga das empresas.

A Acirpo ainda propõe iniciar as obras dos corredores de ônibus pelas localidades onde existe pre­dominância do uso habitacional ou de serviços não comerciais, a fim de que no período natalino a região onde se concentra o uso co­mercial não seja tão afetada com o canteiro de obras. “Por exemplo, as obras da avenida Dom Pedro I poderiam iniciar-se pela avenida Luiz Galvão Cesar. Já na avenida da Saudade, as obras poderiam iniciar-se por seu final, na avenida Brasil”, cita Balbino.

A entidade ainda sugere a re­organização da estrutura de vias existentes paralelas ao corredor de ônibus das avenidas Dom Pedro, da Saudade, Brasil e da rua São Paulo utilizando recursos do Fi­nanciamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), ou de even­tual sobra das licitações do PAC. Outra sugestão é transformar as ruas André Rebouças e Mara­nhão em vias auxiliares da Dom Pedro, com semáforos inteligentes que a transformem em via cole­tora (onda verde), a fim de cana­lizar os veículos no sentido Cen­tro-Bairro e vice-versa e que não tem como destino a avenida no Ipiranga e suas perpendiculares.

A rua São Paulo também poderia ser transformada em via coletora para canalizar os veículos no sentido Centro Bairro até a rua Romeu Ceoloto, onde ocorreria a ligação com a avenida da Saudade. Além disso, poderia ser analisada a viabilidade da interligação da São Paulo com a Taubaté, com as necessárias desapropriações e construção de ponte. Quanto à ro­tatória Amin Calil, a Acirp propõe estudar a possibilidade de passa­gem direta, com semáforos na interligação da avenida Fábio Bar­reto com a Via Norte, nos mes­mos moldes adotados na solução da Avenida Independência com Avenida Professor João Fiúsa.

“É importante que a prefeitura anuncie antecipadamente quais serão as áreas afetadas pelas obras em questão e as suas respectivas rotas alternativas, sinalizando durante a realização das obras todo o trajeto a ser realizado por rotas alternativas. Nós, da Acirp, continuaremos estudando so­luções e discutindo com nossos associados, assim como temos feito desde quando começou a ser aventada a publicação dos editais das obras do PAC”, finaliza o presidente da Acirp.

Programa Ribeirão Mobilidade
A prefeitura de Ribeirão Preto já está executando, por meio do Programa Ribeirão Mobilidade, uma série de onze obras de infra­estrutura e mobilidade urbana em todas as regiões de Ribeirão Preto. Estão em fase de licitação 12 inter­venções e dois projetos executivos do Programa de Aceleração do Crescimento II – PAC da Mobi­lidade e Saneamento, no valor de R$ 141,7 milhões.

No total, serão investidos R$ 340 milhões. Em dezembro de 2018, foi entregue a construção de três pontes sobre o córrego Retiro Saudoso, com valor inicial esti­mado em R$ 2.709.757,80,mas o montante final investido foi de R$ 2.208,000,00, permitindo uma economia de R$ 501.757,8. As pontes foram implantadas entre as ruas José Bonifácio e Paraíba, Visconde de Inhaúma e Tamandaré e Barão do Amazonas e Benjamin Constant.

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