A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) entregou à prefeitura, na noite de quarta-feira, 4 de julho, um ofício com propostas para amenizar os impactos das obras do Programa de Aceleração do Crescimento II – PAC da Mobilidade Urbana e Saneamento. As sugestões foram elaboradas após estudos realizados pelo Núcleo de Acompanhamento ao Plano Diretor e suas Leis Complementares e depois de reuniões com empresários das regiões onde as obras serão realizadas.
“Junto com os empresários presentes nos encontros realizados esta semana, nas Distritais Oeste e Leste, preparamos propostas e reivindicações para a prefeitura. Entendemos que essas obras podem beneficiar muitas pessoas ao melhorar a fluidez do trânsito e reduzir o tempo de deslocamento de quem utiliza o transporte coletivo, mas é importante que a prefeitura atue para reduzir o impacto dessas mudanças para os empresários que investiram nessas regiões, geram empregos e cujas famílias dependem desses negócios”, afirma Dorival Balbino, presidente da Acirp.
A ACIRP propõe a execução das obras por etapas. “A ideia é realizá-las em trechos de 100 a 200 metros, no máximo, para só depois de finalizada passar para o trecho seguinte até a finalização da obra”, explica Balbino. A entidade também sugere implementar a Área Azul nas vias perpendiculares das avenidas Dom Pedro I, no Ipiranga, na da Saudade e na rua São Paulo, nos Campos Elíseos, todas na Zona Norte, além de estabelecer que o tráfego nos corredores de ônibus seja apenas nos horários de pico e planejar horários alternativos de carga e descarga das empresas.
A Acirpo ainda propõe iniciar as obras dos corredores de ônibus pelas localidades onde existe predominância do uso habitacional ou de serviços não comerciais, a fim de que no período natalino a região onde se concentra o uso comercial não seja tão afetada com o canteiro de obras. “Por exemplo, as obras da avenida Dom Pedro I poderiam iniciar-se pela avenida Luiz Galvão Cesar. Já na avenida da Saudade, as obras poderiam iniciar-se por seu final, na avenida Brasil”, cita Balbino.
A entidade ainda sugere a reorganização da estrutura de vias existentes paralelas ao corredor de ônibus das avenidas Dom Pedro, da Saudade, Brasil e da rua São Paulo utilizando recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), ou de eventual sobra das licitações do PAC. Outra sugestão é transformar as ruas André Rebouças e Maranhão em vias auxiliares da Dom Pedro, com semáforos inteligentes que a transformem em via coletora (onda verde), a fim de canalizar os veículos no sentido Centro-Bairro e vice-versa e que não tem como destino a avenida no Ipiranga e suas perpendiculares.
A rua São Paulo também poderia ser transformada em via coletora para canalizar os veículos no sentido Centro Bairro até a rua Romeu Ceoloto, onde ocorreria a ligação com a avenida da Saudade. Além disso, poderia ser analisada a viabilidade da interligação da São Paulo com a Taubaté, com as necessárias desapropriações e construção de ponte. Quanto à rotatória Amin Calil, a Acirp propõe estudar a possibilidade de passagem direta, com semáforos na interligação da avenida Fábio Barreto com a Via Norte, nos mesmos moldes adotados na solução da Avenida Independência com Avenida Professor João Fiúsa.
“É importante que a prefeitura anuncie antecipadamente quais serão as áreas afetadas pelas obras em questão e as suas respectivas rotas alternativas, sinalizando durante a realização das obras todo o trajeto a ser realizado por rotas alternativas. Nós, da Acirp, continuaremos estudando soluções e discutindo com nossos associados, assim como temos feito desde quando começou a ser aventada a publicação dos editais das obras do PAC”, finaliza o presidente da Acirp.
Programa Ribeirão Mobilidade
A prefeitura de Ribeirão Preto já está executando, por meio do Programa Ribeirão Mobilidade, uma série de onze obras de infraestrutura e mobilidade urbana em todas as regiões de Ribeirão Preto. Estão em fase de licitação 12 intervenções e dois projetos executivos do Programa de Aceleração do Crescimento II – PAC da Mobilidade e Saneamento, no valor de R$ 141,7 milhões.
No total, serão investidos R$ 340 milhões. Em dezembro de 2018, foi entregue a construção de três pontes sobre o córrego Retiro Saudoso, com valor inicial estimado em R$ 2.709.757,80,mas o montante final investido foi de R$ 2.208,000,00, permitindo uma economia de R$ 501.757,8. As pontes foram implantadas entre as ruas José Bonifácio e Paraíba, Visconde de Inhaúma e Tamandaré e Barão do Amazonas e Benjamin Constant.