Tribuna Ribeirão
DestaqueEntretenimentoGeral

Acirp promove arraiá neste fim de semana  

Festa acontece nos dias 5 e 6 de julho, na praça Carlos Gomes, e integra agenda de época que movimenta economia da cidade   

Demanda maior nos “arraias” é por produtos alimentícios, decoração, vestuário e brinquedos, mas os alimentos são o grande destaque das festas juninas  (Divulgação)

Dentro das comemorações de seu aniversário de 120 anos, a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) fará um “arraia” para lá de especial. O evento tem entrada gratuita e será neste final de semana, nos dias 5 e 6 de julho, nesta sexta-feira, das 17 às 22 horas, e sábado, das 15 às 22 horas, na praça Carlos Gomes, no Centro.

São esperadas cerca de quatro mil pessoas para os dois dias de festa, que terá barracas com comidas típicas comandadas por entidades beneficentes. O local escolhido faz referências às primeiras quermesses da cidade, que aconteciam nessa área, uma vez que o local integrava o paço da primeira Igreja Matriz.

Música não vai faltar. Animando o primeiro dia, haverá show com o forrozeiro Sidney Santiago. No sábado, será a vez da banda Mistura Boa, também de forró, com os músicos Zé Simões, Luiz Magner e Liu Marks. As apresentações começam às 18h30 e seguem até as 20h30.  

“A estrutura social e urbana de Ribeirão Preto começa nesta região central e foi em torno dela que o município se desenvolveu até os dias de hoje”, conta Carlos Ferreira, gestor de Marketing e Relações Institucionais da Acirp. Serão dois dias de festa. As barraquinhas de comes e bebes típicos serão todas comandadas por entidades beneficentes da cidade e haverá bingo e atrações musicais.

“Estes 120 anos de atuação e história são um momento especial para a Acirp e faz todo sentido para a gente celebrar junto uma tradição tão forte na cidade contribuindo para o desenvolvimento do comércio e das nossas entidades assistenciais”, afirma Sandra Brandani, presidente da Acirp.  

Faturamento – O faturamento de empresas que comercializam produtos para festas juninas, quermesses e “arraiás” chega a subir até 30% nesta época do ano, de acordo com pesquisa do Instituto de Economia Maurílio Biagi da a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (IEMB-Acirp).

O levantamento aponta que a data envolve cerca de 1.239 empresas do município, sendo 982 são do ramo alimentício (supermercados, hipermercados, mercearias e armazéns), 320 do ramo de decorações e artigos de papelaria e 27 ligadas a serviços de venda e locação de roupas, acessórios e fantasias.

“A procura por itens inicia-se em meados de maio e torna-se mais intensa na segunda quinzena de junho. Nesse período, as festas de época podem gerar um crescimento de até 30% no faturamento dos negócios envolvidos”, afirma Livia Piola, analista do IEMB Acirp.

A demanda maior é por produtos alimentícios, decoração, vestuário e brinquedos. Os alimentos, contudo, são o grande destaque e seguem embalados pela melhoria dos preços nos supermercados no primeiro trimestre, sendo os itens de maior consumo amendoim, milho, leite, caldos, canjica, pipoca e bebidas em geral.  

Trabalho e turismo – O aquecimento das vendas neste período está ligado à retomada da economia e deve movimentar o mercado de trabalho na cidade. O IEMB-Acirp indica que a projeção de crescimento para o segundo trimestre de 2024 é de 5,6% em relação ao trimestre anterior.

“As empresas podem aproveitar as festas juninas para promover seus produtos e serviços, aumentar a visibilidade da marca e fidelizar clientes.  Além disso, a época  gera diversas oportunidades de trabalho temporário em áreas como organização, venda de produtos, alimentação, limpeza e segurança”, diz Piola. 

As festividades e o comércio de produtos para arraiás e quermesses impulsionam ainda o turismo local, atraindo visitantes de diversas regiões e gerando renda para hotéis, restaurantes, comércio e meios de transporte, segundo a Acirp.  

 

Postagens relacionadas

Syco, gravadora de Camila Cabello, encerra suas atividades

Redação 1

MPF prevê ‘efeito cascata’ em 32 ações da Lava Jato

Redação 1

RP Mobi adia interdição de viaduto na zona Sul

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com