Tribuna Ribeirão
Cultura

Acirp lança livro sobre Amin Calil

A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) reinaugurou na última terça-feira, 4 de abril, o auditó­rio principal de sua sede cen­tral. A revitalização do espaço incluiu todo o sexto andar do edifício. A cerimônia também marcou o lançamento e a noite de autógrafos do livro “Amin Calil, o visionário que revolu­cionou a Acirp”, de autoria de José Manuel Lourenço.

Todos os convidados foram presenteados com uma cópia da obra. Líder empresarial, Amin Antônio Calil foi eleito presi­dente da Acirp em junho de 1941, tendo sido reeleito por di­versas vezes, até o ano de 1958. Em 1962, voltou à presidência, exercendo o cargo até 1968.

Foi o idealizador e, em sua gestão, foi inaugurado, em 8 de agosto de 1954, o Palácio do Comércio e Indústria, na esqui­na das ruas Visconde de Inhaú­ma e São Sebastião, no Centro de Ribeirão Preto, sede da enti­dade e cujo auditório principal leva seu nome.

O evento, que contou com a presença de autoridades e fa­miliares do homenageado, teve como ponto alto a apresenta­ção ao público de duas grava­ções raras, feitas originalmente em vinil. A primeira trazia a voz do ex-prefeito Antônio Duarte Nogueira, pai do atual chefe do Executivo, presente na cerimônia.

A segunda trazia a voz do próprio Amin Calil, inédi­ta para muitos dos presentes, inclusive seus descendentes. Ex-presidente da Acirp, o em­presário Maurílio Biagi Filho discursou e relembrou as con­quistas para Ribeirão Preto al­cançadas pela Família Biagi e por Calil à frente da entidade.

Em nome da família, Re­nata Calil Machado, neta do empresário, doou à Acirp um acervo de fotografias, entre­gue ao atual presidente Dori­val Balbino e à sua sucessora, Sandra Brandani. O material resgata importante parte da história da cidade.

Balbino aproveitou para re­lembrar algumas das aventuras de Calil contadas no livro, entre elas a construção do edifício-se­de, e traçou um paralelo entre o progresso trazido por ele à enti­dade e os que vêm sendo desen­volvidos na atualidade.

“Amin Calil trouxe relevân­cia para a Acirp pelo seu pró­prio prestígio e recebia aqui na entidade grandes políticos da época. Planejamos uma home­nagem ao cinquentenário da sua morte em 2020, mas devido à pandemia só pudemos con­cretizar agora”, contou Balbino.

Postagens relacionadas

Municipal recebe festival de dança

Redação 1

Pinacoteca apresenta exposição do artista Marepe

Redação 1

Ribeirão Country Fest anuncia shows da edição comemorativa de 10 anos

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com