A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) realiza, nesta quinta-feira, 31 de outubro, a partir das 18 horas, na sede da entidade, um seminário internacional para discutir soluções inovadoras para cidades em crise. O evento faz parte do Circuito Urbano 2019 da ONU-Habitat e tem a parceria de diversas instituições da cidade.
A inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas. A inscrição deve ser feita pelo site Sympla (www.sympla.com.br). A sede da Associação Comercial e Industrial fica na rua Visconde de Inhaúma nº 489 – esquina com a rua São Sebastião –, no Centro de Ribeirão Preto. O prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) vai abrir o evento com a palestra “Visão sobre uma Ribeirão Preto inovadora”.
Também vão participar o secretário executivo da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), Carlo Pereira; e a professora doutora em Artes e pesquisadora do Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais (IPCCIC), Maria de Fátima Mattos; (pesquisadora do IPCCIC).
Também estarão no seminário a professora doutora em Engenharia de Construção Civil e Urbana e pesquisadora do IPCCIC, Vera Lúcia Blat Migliorini; o gerente comunitário do Distrito de Inovação do Porto (Portugal) e diretor de Comunicação e Cooperação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Carlos Oliveira; e o head de Sustentabilidade e Relações Governamentais da Siemens Brasil, Henrique Paiva.
São parceiras da Acirp neste evento a prefeitura de Ribeirão Preto, Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Aeaarp), Associação das Incorporadoras, Loteadoras e Construtores (Assilcon), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Instituto Ribeirão 2030, Sindicato do Comércio Varejista (Sincovarp) e Supera Parque.
O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) realiza, todos os anos, o “Outubro Urbano”. A iniciativa se inicia com o Dia Mundial do Habitat (na primeira segunda-feira do mês de outubro) e se encerra com o Dia Mundial das Cidades (31 de outubro).
“Especialistas trarão experiências de cidades do Brasil e do mundo, que utilizando soluções urbanísticas, tecnologia e políticas públicas, têm se destacado pela qualidade de vida e por sua competitividade econômica, com o objetivo de contribuir para o debate de caminhos para que os gestores públicos, em conjunto com a sociedade, tornem as cidades de nossa região ainda melhores”, afirma Dorival Balbino, presidente da Acirp.