Fundada em 8 de agosto de 1904, a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) comemora neste domingo (8), Dia dos Pais, 117 anos de luta em defesa dos interesses do empresariado local. A entidade tem sido um agente importante para o desenvolvimento de Ribeirão Preto, apoiando o setor produtivo e protagonizando durante mais de um século diversas lutas em favor de causas políticas, econômicas e sociais.
Embora a data tenha chegado em meio a mais uma crise, a entidade se orgulha de poder enfrentá-la ao lado dos empresários – são mais de cinco mil associados. “Nós completamos 117 anos em um dos momentos mais difíceis da história, mas nós comemoramos a resiliência, porque apesar de todos os problemas, o empresariado não baixou a cabeça, buscou forças onde não tinha e lutou para manter seus negócios abertos”, comenta Dorival Balbino, presidente da Acirp.
Foi no período de pandemia que a Acirp deu um salto rumo à digitalização, tendo fortalecido seu contato com o associado por meio das redes sociais, e-mails, um novo website e, principalmente, WhatsApp, com entregas diárias de boletins, assessoria jurídica gratuita, diversos cursos e palestras online e abertura de sua estrutura também para não associados.
Além disso, a Acirp atuou de forma incisiva na política fazendo jus à sua história de lutas. Foram inúmeros ofícios aos governos federal, estadual e municipal cobrando políticas públicas efetivas para continuidade dos negócios durante a crise sanitária.
“Foi um momento ímpar de superação e acreditamos em um retorno à normalidade, mas com muitas mudanças positivas para o futuro. A maneira como a classe empresarial vem reagindo nos dá ainda mais força para ampliar nossa atuação e colaborar para geração de emprego e renda no município”, completa Balbino.
Fundada por dez empresários imigrantes, desde o início preocupou-se em ser a voz do empresariado ribeirão-pretano, organizando a nova classe de empreendedores atraída ao Nordeste paulista pelas grandes fazendas de café da região.
A primeira diretoria da entidade foi formada pelos empresários de origem estrangeira Albano José de Carvalho, André Martins de Andrade, Antonio Garcia de Souza, Dib Khattar, Jerônimo Hipólito, João Beschizza, José Antunes Tavares Teixeira e Pedro Marzola, além dos dois filhos de imigrantes Antonio Diederichsen e José Osório de Siqueira – este, o primeiro presidente da entidade.
Antes de se transferir, em 1954, para o Palácio do Comércio e Indústria, no cruzamento das ruas Visconde de Inhaúma e São Sebastião, edifício que ocupa até hoje, a Acirp percorreu pelo menos outras quatro sedes: a primeira, na rua Amador Bueno; a segunda, na sobreloja da casa A Rainha da Moda, na esquina das ruas São Sebastião e Tibiriçá; a terceira, no antigo número 35 da rua Tibiriçá; e a quarta, na rua Duque de Caxias.
Ao se fixar em um dos principais cruzamentos do Centro de Ribeirão, consolidou ainda mais sua força e importância, ampliando a cada dia seu leque de serviços aos empresários, seja do comércio, da prestação de serviços, ou da indústria. Neste período, foi de suma importância a atuação do lendário presidente Amin Antônio Calil, que esteve à frente da entidade em duas duradouras oportunidades (1941-1958 e 1962-1968) e promoveu o crescimento, ampliação, estruturação e modernização da Acirp.
Hoje, além da sede, a entidade organiza-se em seis distritais (Centro, Norte, Leste, Sul, Oeste e Sudoeste). Cada uma representando as principais regiões empresariais de Ribeirão Preto. Além disso, abriga a companhia de crédito Sicoob Cooperac, sempre aberta aos empresários interessados em menores taxas e condições mais favoráveis de crédito, bem como o Serviço Central de Proteção ao Crédito (Boa Vista SCPC).