Tribuna Ribeirão
DestaquePolícia

Acirp cobra mais segurança no Centro de Ribeirão Preto

Prefeitura e Polícia Militar se posicionam e comentam sobre ações feitas para coibir crimes naquela região

Foto: JF Pimenta

A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) emitiu um manifesto cobrando mais segurança para a população e para os comerciantes do Centro da cidade. Em comunicado divulgado, questionou a Administração Municipal por “ausência de ação” em relação a ataques sofridos por estabelecimentos comerciais daquela região.

“Nos últimos anos, é visível o processo de degradação da área central da cidade, que coincide com a redução/extinção do sistema de videovigilância”, comunicou a Acirp. Ainda segundo o manifesto, a Associação apontou que, nos últimos dois meses, ocorreram pelo menos quatro assaltos contra comércios no Centro de Ribeirão Preto causando, inclusive, o fechamento de um deles.

Diante da publicação, o jornal Tribuna entrou em contato com a Prefeitura Municipal que, por meio de nota, informou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) mantém uma base no centro de Ribeirão Preto para garantir a proteção do patrimônio e dos equipamentos públicos municipais.

No entanto, ressaltou que, em relação a ações para coibir práticas criminosas, é de responsabilidade de outros órgãos de segurança pública. A Prefeitura ainda pontuou que  investe em ações para garantir a segurança da população, como a implantação de 102 câmeras, sendo 40 no quadrilátero central.

“Todas as câmeras estarão interligadas em um único sistema tecnológico de segurança, formando o programa Guardiões da Cidade”, completou a Administração Municipal em nota.

A Polícia Militar também foi contatada e se pronunciou dizendo ser responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo, assim como pela preservação da Ordem Pública daquela região. Além disso, completou informando que busca propiciar maior sensação de segurança aos estabelecimentos comerciais, moradores e transeuntes.

“Frente ao manifesto publicado pela Associação Comercial de Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), informamos que como Instituição Pública quase bicentenária, sempre tivemos preocupação com o bem estar da população na questão de segurança pública, desenvolvendo nesse sentido diversas reuniões com a comunidade de moradores e comerciantes, através do Conselho de Segurança Comunitária (Conseg), Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp) e a própria Acirp”, disse em nota.

A corporação ainda disse que, desde 2014, foi instituído e desenvolvido o Programa de Vizinhança Solidária, que atua na área central de Ribeirão Preto e busca, por meio de ferramentas de mídias sociais, aproximar os cidadãos uns dos outros, com o olhar voltado para a segurança pública, e assim propiciar um círculo de proteção primária.

“Conhecemos a preocupação da comunidade, expressada através do manifesto citado, e há tempos partilhamos com ela ações da PMESP neste sentido, bem como as necessidades de atuação em conjunto com outras Instituições para que o ciclo completo da segurança possa ser estabelecido ou se tornar mais latente, contudo algumas dificuldades ainda não foram vencidas, quer seja por problemas legais, falta de recursos ou equipamentos ou outros de maneira geral, e que assim demandam a continuidade na tentativa de melhoria das condições gerais de segurança”, comunicou a Polícia Militar.

Para finalizar, a instituição ressaltou que, em 2021, foram realizadas 26.752 buscas pessoais, assim como 18.676 veículos fiscalizados, 148 pessoas presas e três armas apreendidas no Centro de Ribeirão Preto.

Postagens relacionadas

RP ainda pode ter temporais  

William Teodoro

142 voltam para “casa” após dois dias de saidinha

William Teodoro

Ciclistas criam projeto para valorizar uso da bicicleta

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com