Por: Adalberto Luque
A noite não terminou bem para um assaltante que adora se exibir pelas redes sociais. O homem, que era procurado pela Polícia por vários roubos de veículos acabou ferido pelo próprio comparsa durante um assalto, no final da noite desta terça-feira (11), na Rua Altino Stefanelli, Parque dos Servidores, zona Leste de Ribeirão Preto.
De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO), um casal chegava em seu veículo e, ao parar próximo ao portão da casa, dois homens se aproximaram e anunciaram o assalto. Agindo sempre com violência, eles gritavam para as vítimas descerem do veículo.
Ao descer, o motorista que estava sendo assaltado entrou em luta corporal com um dos assaltantes. O outro, para tentar conter a vítima, efetuou um disparo. Os dois ficaram feridos. Os assaltantes fugiram do local levando apenas os celulares das vítimas.
Vizinhos que ouviram o tiro acionaram a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O motorista, todavia, acabou indo para o hospital por conta própria. Quando o SAMU chegou, a PM recebeu notificações de moradores de uma rua próxima, informando que havia um homem baleado no local.
PMs e SAMU foram até a Rua Antônio Teixeira e encontraram um jovem de 18 anos caído. Ele disse que estava na casa de um amigo quando chegou um desafeto e efetuou os disparos. Mas não soube informar o endereço onde foi baleado, nem os nomes do amigo e do desafeto.
O baleado foi levado pelo SAMU para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Avenida 13 de Maio. Quando chegou ao local em uma maca, a vítima do assalto aguardava atendimento e reconheceu o ferido recém chegado.
Imediatamente ele comunicou o fato aos PMs. O assaltante não quis falar nada a respeito. Mas foi identificado com integrante de uma quadrilha que vinha praticando roubo de carros em Ribeirão Preto. Apenas no dia 28 de junho eles cometeram quatro assaltos em diversas regiões da cidade, levando três veículos. O primeiro assalto não deu certo, pois a vítima gritou por socorro e foi amparada por moradores da região. Com o movimento de pessoas, o quarteto fugiu.
Mas ainda cometeu mais três roubos, levando os veículos das vítimas. Eles postaram nas redes sociais, ostentando armas em um dos carros roubados. Depois que isso foi divulgado, três dos integrantes já foram capturados. Apenas um está foragido.
O motorista foi o primeiro a ser preso. Depois um menor foi apreendido e encaminhado para a Fundação Casa. Na madrugada desta quarta-feira (12), o terceiro integrante acabou preso ao dar entrada na UPA Leste para receber atendimento.
De acordo com o BO, os dois feridos deverão ser submetidos a cirurgias. A vítima foi encaminhada para um hospital. Já o autor do assalto também segue para aguardar a cirurgia em local não divulgado. Depois ele será preso em flagrante. As investigações prosseguem e a busca pelo quarto integrante do grupo e pelo comparsa que feriu a vítima e o outro assaltante prosseguem.