Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

Acesso a eventos exigirá vacina

DAVI MORALES

O prefeito Duarte Noguei­ra (PSDB) anunciou nesta ter­ça-feira, 11 de janeiro, em co­letiva de imprensa no Palácio Rio Branco, medidas restriti­vas para tentar conter a propa­gação dos casos de corona­vírus e de síndrome gripal, principalmente por causa da nova variante do Sars-CoV-2, a Ômicron, e da cepa H3N2 do vírus influenza.

Público limitado
Os secretários José Car­los Moura (Saúde) e Antonio Daas Abboud (Governo) par­ticiparam. Segundo o decreto número 010/2022, publicado no Diário Oficial do Municí­pio (DOM) desta terça-feira, a realização de eventos na ci­dade está limitada a público máximo de até 700 pessoas, incluindo prestadores de ser­viços e convidados.

Também será necessário que o responsável pelo even­to requeira autorização junto ao Departamento de Fiscali­zação Geral da prefeitura de Ribeirão Preto. Deverá apre­sentar projeto com identifi­cação do responsável, local, número de pessoas, horário e outros dados necessários que serão exigidos.

“Passaporte da vacina”
A entrada nestes eventos só será permitida mediante apre­sentação do comprovante de vacinação, o popular “passa­porte da vacina”, com esquema vacinal completo (três doses) ou com duas cargas no casos dos imunizantes da AstraZe­neca, Coronavac e Pfizer.

No caso da Janssen, a pes­soa deverá apresentar o com­provante de vacinação da dose única, no mínimo. Também será obrigatório teste nega­tivo para a covid-19 do tipo PCR, realizado até 48 horas antes do ingresso no estabele­cimento, ou do tipo antígeno, realizado até 24 horas antes.

Para os não elegíveis na faixa etária para vacinação, ou seja, menores de 12 anos, de­verá ser exigido teste negativo contra a covid-19 do tipo PCR, realizado até 48 horas antes do ingresso no estabelecimento, ou do tipo antígeno, realizado até 24 horas antes.

Tempo indeterminado
O decreto vale por tempo indeterminado e mantém o uso obrigatório de máscaras faciais. Nos bares e restauran­tes, o atendimento deverá ser feito para clientes sentados com a recomendação de limi­tação máxima de dez pessoas por mesa, evitando aglomera­ções. Já as casas noturnas de­verão funcionar com 50% de ocupação e também com os clientes sentados.

Uso de máscara
As atividades ao ar livre que sejam de caráter cultural, artístico, beneficente ou espor­tivo estão permitidas com o máximo de 500 pessoas. Já os desfiles e blocos carnavalescos estão proibidos. Além de to­das as medidas mencionadas, inclusive com a manutenção da obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes aber­tos, o decreto determina o uso de álcool em gel (70%) em es­tabelecimentos comerciais.

“Estamos alertando a po­pulação de Ribeirão Preto para que possamos nos an­tecipar e evitar a gravidade de um aumento exponencial da infecção e ter mais gente doente nos hospitais”, diz o prefeito Duarte Nogueira. A vacinação é o ponto principal para evitar o avanço. Até esta terça-feira, segundo a Secre­taria Municipal da Saúde, a cobertura vacinal contra a covid-19 em Ribeirão Preto está com 90% da população recebendo a primeira dose, 80% a segunda dose e 35% com a terceira dose.

Durante a coletiva foi des­tacada a cobertura vacinal dos jovens e adolescentes (12 a 17 anos) que está com 79% da pri­meira dose e 31% da segunda dose. Já sobre a vacinação das crianças de 5 a 11 anos, Ri­beirão Preto aguarda orienta­ções das autoridades sanitárias (nacional e estadual) sobre as remessas das doses da vacina para iniciar imediatamente a vacinação da cidade.

Decreto anterior
Em 3 de dezembro, Duarte Nogueira já havia anunciado a suspensão do carnaval de rua e da Folia de Reis de 2022, eventos que atraem milhares de pessoas para Ribeirão Preto. Estão proibidos os desfiles de blocos, afoxés, escolas de sam­ba e afins em locais públicos de Ribeirão Preto. Com o de­creto baixado nesta terça-feira, a prefeitura também proíbe eventos carnavalescos realiza­dos em locais fechados, como em estádios de futebol, caso re­únam mais de 700 convidados.

Blocos
Antes, estavam liberados desde que obedecessem to­das as regras sanitárias em vigor e as eventuais. Dois grandes eventos carnava­lescos já estão sendo anun­ciados na cidade, inclusive com venda de ingressos. O Bloco Califórnia vai desfilar no Estádio Doutor Francisco de Palma Travassos, o campo do Comercial Futebol Clube, em 19 de fevereiro, em evento pré-carnavalesco.

Já o Arena Folia foi trans­ferido de 16 de janeiro para 12 de março. Será na Arena Eu­robike, o Estádio Santa Cruz, campo do Botafogo Futebol Clube. O desfile de escolas de samba deixou de ser pa­trocinado pela prefeitura de Ribeirão Preto já há alguns anos. Eventos com mais de 700 pessoas estão proibidos.

Postagens relacionadas

Como ensinar empatia para as crianças

Redação 1

Aposentadoria ‘tartaruga’

Redação 1

Homem é preso após ameaçar médica em UPA de RP

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com