O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) anunciou nesta terça-feira, 11 de janeiro, em coletiva de imprensa no Palácio Rio Branco, medidas restritivas para tentar conter a propagação dos casos de coronavírus e de síndrome gripal, principalmente por causa da nova variante do Sars-CoV-2, a Ômicron, e da cepa H3N2 do vírus influenza.
Público limitado
Os secretários José Carlos Moura (Saúde) e Antonio Daas Abboud (Governo) participaram. Segundo o decreto número 010/2022, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira, a realização de eventos na cidade está limitada a público máximo de até 700 pessoas, incluindo prestadores de serviços e convidados.
Também será necessário que o responsável pelo evento requeira autorização junto ao Departamento de Fiscalização Geral da prefeitura de Ribeirão Preto. Deverá apresentar projeto com identificação do responsável, local, número de pessoas, horário e outros dados necessários que serão exigidos.
“Passaporte da vacina”
A entrada nestes eventos só será permitida mediante apresentação do comprovante de vacinação, o popular “passaporte da vacina”, com esquema vacinal completo (três doses) ou com duas cargas no casos dos imunizantes da AstraZeneca, Coronavac e Pfizer.
No caso da Janssen, a pessoa deverá apresentar o comprovante de vacinação da dose única, no mínimo. Também será obrigatório teste negativo para a covid-19 do tipo PCR, realizado até 48 horas antes do ingresso no estabelecimento, ou do tipo antígeno, realizado até 24 horas antes.
Para os não elegíveis na faixa etária para vacinação, ou seja, menores de 12 anos, deverá ser exigido teste negativo contra a covid-19 do tipo PCR, realizado até 48 horas antes do ingresso no estabelecimento, ou do tipo antígeno, realizado até 24 horas antes.
Tempo indeterminado
O decreto vale por tempo indeterminado e mantém o uso obrigatório de máscaras faciais. Nos bares e restaurantes, o atendimento deverá ser feito para clientes sentados com a recomendação de limitação máxima de dez pessoas por mesa, evitando aglomerações. Já as casas noturnas deverão funcionar com 50% de ocupação e também com os clientes sentados.
Uso de máscara
As atividades ao ar livre que sejam de caráter cultural, artístico, beneficente ou esportivo estão permitidas com o máximo de 500 pessoas. Já os desfiles e blocos carnavalescos estão proibidos. Além de todas as medidas mencionadas, inclusive com a manutenção da obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes abertos, o decreto determina o uso de álcool em gel (70%) em estabelecimentos comerciais.
“Estamos alertando a população de Ribeirão Preto para que possamos nos antecipar e evitar a gravidade de um aumento exponencial da infecção e ter mais gente doente nos hospitais”, diz o prefeito Duarte Nogueira. A vacinação é o ponto principal para evitar o avanço. Até esta terça-feira, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a cobertura vacinal contra a covid-19 em Ribeirão Preto está com 90% da população recebendo a primeira dose, 80% a segunda dose e 35% com a terceira dose.
Durante a coletiva foi destacada a cobertura vacinal dos jovens e adolescentes (12 a 17 anos) que está com 79% da primeira dose e 31% da segunda dose. Já sobre a vacinação das crianças de 5 a 11 anos, Ribeirão Preto aguarda orientações das autoridades sanitárias (nacional e estadual) sobre as remessas das doses da vacina para iniciar imediatamente a vacinação da cidade.
Decreto anterior
Em 3 de dezembro, Duarte Nogueira já havia anunciado a suspensão do carnaval de rua e da Folia de Reis de 2022, eventos que atraem milhares de pessoas para Ribeirão Preto. Estão proibidos os desfiles de blocos, afoxés, escolas de samba e afins em locais públicos de Ribeirão Preto. Com o decreto baixado nesta terça-feira, a prefeitura também proíbe eventos carnavalescos realizados em locais fechados, como em estádios de futebol, caso reúnam mais de 700 convidados.
Blocos
Antes, estavam liberados desde que obedecessem todas as regras sanitárias em vigor e as eventuais. Dois grandes eventos carnavalescos já estão sendo anunciados na cidade, inclusive com venda de ingressos. O Bloco Califórnia vai desfilar no Estádio Doutor Francisco de Palma Travassos, o campo do Comercial Futebol Clube, em 19 de fevereiro, em evento pré-carnavalesco.
Já o Arena Folia foi transferido de 16 de janeiro para 12 de março. Será na Arena Eurobike, o Estádio Santa Cruz, campo do Botafogo Futebol Clube. O desfile de escolas de samba deixou de ser patrocinado pela prefeitura de Ribeirão Preto já há alguns anos. Eventos com mais de 700 pessoas estão proibidos.