Tribuna Ribeirão
Cultura

Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto participa de festival na Itália

Presidente e diretor artístico da instituição estão na cidade de Faenza, onde acontece a 12ª edição do evento “Fiato al Brasile”, para tratar de novas parcerias profissionais entre a Alma e a Escola de Música Giuseppe Sarti

Desde o início desta semana (13/02), a presidente da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma), Dulce Neves, e o vice-presidente e diretor artístico da academia, Lucas Galon, estão na cidade de Faenza, na Itália, representando a Alma no Festival Fiato al Brasile, realizado pela Escola de Música Giuseppe Sarti, além de estabelecerem novas parcerias entre a Alma e a escola italiana para intercâmbios de professores e alunos. O objetivo do intercâmbio é promover troca e enriquecimento cultural entre estudantes de música dos dois países, fortalecendo a formação profissional de todos.

O evento – que termina na próxima segunda-feira (20) -, recebe diversos estudantes e professores de música, brasileiros e italianos, além de artistas convidados, como o violonista Yamandú Costa. A semana do Fiato al Brasile (Um Sopro de Brasil), é dedicada à partilha de conhecimentos e de valores culturais, sociais e artísticos entre Itália e Brasil. “A Alma mantém parceria com a Escola de Faenza há oito anos e essa troca mútua funciona como uma ponte cultural e de diálogo entre estudantes italianos e brasileiros”, comenta Luciana Rodrigues, diretora administrativa e financeira da Alma.

O programa do festival conta com aulas e concertos de repertório erudito e popular europeu e brasileiro, com participação de cantores, maestros e instrumentistas. Lucas Galon, vice-presidente da Alma, participa como compositor, regente, cantor solista e coral; enquanto o regente Rubens Russomano Ricciardi assume o comando de uma orquestra. Ricciardi é diretor da Orquestra Universitária da USP de Ribeirão Preto, com quem a Academia Livre de Música e Artes também mantém parceria desde 2015. O músico, compositor e maestro José Gustavo Julião Camargo, conselheiro fiscal da Alma, também acompanha o grupo que está na Itália.

A versão brasileira do Fiato al Brasile é realizada pela Alma, em Ribeirão Preto, sempre em agosto. No entanto, por conta da pandemia do coronavírus, a edição de 2021 foi realizada de forma virtual e, em 2022, não aconteceu. De acordo com Luciana Rodrigues, a agenda de 2023 ainda está em fase de estudo de viabilidade.

Postagens relacionadas

Shopping Iguatemi apresenta adaptação de clássico “Pluft o fantasminha”

Redação 1

Streaming quer lucrar com audiência e faturamento das novelas

Redação 1

Euclides da Cunha uniu ciência à arte e denunciou diversas violências

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com