A agenda de setembro da Academia Livre de Música e Artes, de Ribeirão Preto (Alma) oferece ao público da cidade duas apresentações especiais na Sala de Concertos da Tulha, no campus da USP. A primeira, no dia 17 (domingo, 16h), será com alunos dos cursos de contrabaixo e percussão. A segunda, no dia 24 (domingo, 16h), contará com estudantes do curso de violino. Ambos recitais são gratuitos e não há necessidade de retirada antecipada de ingresso.
Sob coordenação dos professores Danilo Paziani e Luiz Fernando Teixeira Júnior, acompanhados pelo professor assistente Ju Hi Son, o programa do concerto de contrabaixo e percussão envolve nove alunos para execução de 11 peças. Para o recital de violino, os professores Anderson Oliveira e Milton Bergo também definiram 11 peças, que serão apresentadas por 11 estudantes.
O coordenador pedagógico da Alma, professor Ladson Bruno Mendes, destaca que essas agendas são bastante especiais porque levam os alunos à experiência de palco e público, ao mesmo tempo em que dão um retorno à comunidade sobre o trabalho realizado e desenvolvido pela Academia. “É importante que a cidade saiba e veja o que estamos fazendo de forma prática e os recitais são esse momento. Por outro lado, os concertos são oportunidades esperadas pelos alunos, que vão apresentar publicamente seu aprendizado e evolução”, salienta Mendes.
“É uma alegria imensa mostrar aos familiares, amigos e população em geral um pouco do que a Alma faz. Nossos cursos têm o objetivo de desenvolver e lapidar jovens talentos para a música, ajudando a construir uma caminhada profissional que pode ter diferentes possibilidades. Portanto, essas apresentações também compõem a grade curricular e convidamos a todos para assistir”, completa Dulce neves, presidente da instituição.
Programa – Recital de contrabaixo e percussão
Data e horário: 17/09 (domingo) | 16h
Local: Sala de Concertos da Tulha (USP)
Programa – Recital de violinos
Data e horário: 24/09 (domingo) | 16h
Local: Sala de Concertos da Tulha (USP)
Sobre a Alma
A Alma – Academia Livre de Música e Artes é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto (SP). Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo. A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção artístico-pedagógica conectada com o mundo atual. Dessa forma, o papel da Alma é oferecer um meio para que crianças e adolescentes (de quaisquer origens sociais) possam, uma vez iniciados e com bases artísticas fundamentadas, se aperfeiçoarem no sentido do acesso às melhores universidades e orquestras/coros nacionais ou internacionais. Em 2017, a Alma criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, nas escolas públicas destas cidades, com o objetivo de preparar crianças para ingressarem no Núcleo de Formação Avançada, em Ribeirão Preto.