A Academia Livre de Música e Artes (Alma) abriu processo seletivo para composição de vagas dos cursos de teatro, balé e dança inclusiva, para jovens de Ribeirão Preto e região – já havia aberto inscrições para violino, violoncelo, flauta transversal, clarinete, percussão, violoncelo, canto lírico, canto coral juvenil e infantil. O regulamento e a ficha de inscrição estão no site www.almarp. com.br, na aba “audições”.
Depois de feita a inscrição, o interessado deve comparecer na audição, na data definida para cada modalidade. A seleção será por ordem de chegada e acontecerá no Centro Cultural Palace, na rua Duque de Caxias nº 322, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto.
O curso de teatro é voltado para iniciantes com idade entre 15 e 25 anos e o processo seletivo acontece nesta sexta-feira, 23 de fevereiro, das dez às 11h30 e das 14h30 às 16 horas. É necessário que os candidatos redijam um pequeno texto de, no máximo, 20 linhas, falando sobre si mesmo, contando rapidamente a própria história, explicando sua relação com as artes e a cultura e com a escola, além de destacar outros cursos que já tenham feito.
Uma novidade na expansão dos cursos da Alma é a prática de balé. O curso será ministrado pela professora e bailarina Marisol Gallo e voltado para candidatos de ambos os sexos, do nível intermediário para avançado, já aptos a subir na ponta, com idade entre 13 e 23 anos. As inscrições ficarão abertas até 28 de fevereiro, e o processo seletivo será em 2 de março (sexta-feira), às 17 horas, também no Palace.
O curso de dança inclusiva também é novo e será ministrado pela fisioterapeuta e bailarina Fernanda Antolini, para pessoas com deficiência motora, cognitiva, auditiva e visual, a partir de 15 anos. O objetivo é oferecer dança associada à movimentos funcionais, com base em conhecimento biomecânico e reabilitivo. As inscrições seguem até 2 de março e os inscritos devem comparecer à uma reunião no Palace, no dia 6 de março (terça-feira), às 15 horas.
A Academia Livre de Música e Artes é uma associação privada sem fins lucrativos, que oferece cursos gratuitos de prática musical, com vistas à valorização de um ensino de excelência. Possui hoje cerca de 200 alunos em cursos de instrumentos eruditos, canto solo, canto coral e teatro em Ribeirão Preto e 240 alunos no núcleo 2, de formação, em São Joaquim da Barra e Guará.
Em 2018, as atividades da Alma serão mantidas pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), do Ministério da Cultura (MinC), com patrocínios da Usina Alta Mogiana, Grupo São Francisco, Santa Helena Alimentos, Ambient, Interunion e Tonin. No ano passado, a academia lançou a ópera “Judas em Sábado de Aleluia – uma opereta bem brasileira ou o caЯáter nacional”, no Theatro Pedro II.
A obra foi desenvolvida por Lucas Galon (diretor artístico e pedagógico da Alma) e José Gustavo Julião de Camargo, com libreto de José Maurício Cagno (coordenador teatral da academia), adaptado do texto original de Martins Pena, escrito em meados do século XIX, mas que supera a extensão histórica, com retratos atuais da sociedade. Novos projetos serão realizados durante este ano.