Tribuna Ribeirão
Educação

Abstenção do Enem bate recorde

O Exame Nacional do En­sino Médio (Enem) teve abs­tenção de mais de 50%, um re­corde histórico. No domingo, 17 de janeiro, após a primeira etapa de provas impressas, o ministro da Educação, Mil­ton Ribeiro, culpou “o medo a respeito da contaminação” e a “mídia”, que, segundo ele, fez um trabalho contrário ao teste.

Faltaram ao primeiro dia de provas 2.842.332 milhões de candidatos, 51,5% do total de inscritos para a versão im­pressa – 5.523.029 estudantes. A segunda etapa será no pró­ximo domingo, dia 24. São 14 mil locais de prova e 205 mil salas em todo o Brasil. O Enem digital está marcado para os dias 31 de janeiro e 7 de feve­reiro. São 48.349 estudantes de 19 cidades da macrorregião de Ribeirão Preto.

A capital regional (16.250) e Franca (8.063) concentram aproximadamente a metade dos cadastrados. Os demais são de Barretos (2.915), Bar­rinha (660), Batatais (1.697), Bebedouro (1.837), Cajuru (519), Guaíra (771), Ituverava (2.136), Jaboticabal (2.326), Monte Alto (936), Orlândia (1.506), Pitangueiras (577), Pontal (812), Santa Rosa de Vi­terbo (892), Serrana (926), Ser­tãozinho (3.130), São Joaquim da Barra (1.455) e Taquaritinga (941 inscritos).

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pes­quisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lo­pes, e Ribeiro, falaram sobre balanço do primeiro dia de aplicação do Enem, que ocor­reu domingo em todo o país, à exceção do Estado do Ama­zonas, em que as provas foram adiadas por causa do estado de calamidade pública causado pela pandemia de covid-19.

O Ministério da Educação (MEC) considerou um suces­so a edição do exame reali­zada em meio à pandemia de covid-19. Até então, o maior índice de faltas havia sido re­gistrado em 2009, com 37,7%. Na última edição do Enem, de 2019, a abstenção atingiu 23% dos inscritos, que não compa­receram aos locais de prova.

“Qualificamos como su­cesso porque, no meio de uma crise, numa pandemia, nós conseguirmos mobilizar mi­lhões de pessoas de maneira segura, para mim, foi um su­cesso. Estamos em situação de calamidade. Ainda por cima temos uma questão política de mídia contra, falando e criti­cando a realização do exame. Nesse ponto, acredito que foi um sucesso. Para os alunos que puderam fazer a prova, foi um sucesso”, disse Ribeiro.

Lopes diz que o órgão ain­da vai analisar detidamente os motivos da abstenção. No entanto, sugeriu que alguns fatores podem ter influenciado para o não comparecimento. Entre eles, o fato de esta edição ter contado com elevada quan­tidade de não pagantes, cerca de 80% dos inscritos. Em razão da pandemia, a concessão de isenções foi flexibilizada.

O não pagamento pode ter funcionado como desincenti­vo. Os candidatos fizeram as provas objetivas de linguagens e ciências humanas, com 45 questões cada, e a prova de re­dação. Os portões foram aber­tos às 11h30 – meia hora mais cedo que o habitual, para evitar aglomerações na entrada. As provas começaram a ser apli­cadas às 13h30, com término às 19 horas.

Os candidatos do Enem que apresentaram sintomas ou diagnóstico de covid-19 na véspera ou no primeiro dia de prova poderão solicitar a rea­plicação da prova entre os dias 25 e 29 de janeiro, na página do participante. Estudantes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande Sul relataram não terem conseguido acessar os locais de prova por decisão das equipes de aplicação locais.

O Inep ainda não se pro­nunciou sobre estes casos. Também foram vistas aglo­merações em escolas e locais de aplicação, apesar da recomenda­ção de uso de máscaras e distan­ciamento social. No domingo, o exame teve como tema Lingua­gens, Códigos e suas Tecnolo­gias, Redação e Ciências Huma­nas e suas Tecnologias.

Foram 45 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espa­nhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação, história, ge­ografia, filosofia e sociologia. No dia 24, os temas abordados serão Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com per­guntas sobre química, física, biologia e matemática.

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