Segundo dados do Empresômetro, portal de inteligência de mercado criado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) para medir o número de empresas no país, Ribeirão Preto já registrou 7.515 novos negócios abertos entre janeiro e maio de 2019, média de 1.503 por mês, mais de 50 por dia. O número aponta um amento de 30,12% em relação ao mesmo período de 2018, quando registrou 5.775 novos estabelecimentos – média mensal de 1.155 e diária de 38 –, ou 1.740 a mais neste ano.
A estatística de empreendedores na cidade reflete um cenário visto no Brasil de maneira geral. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que nos últimos cinco anos, desde o período pré-recessão, o número de microempreemdedores individuais (MEIs) no país já cresceu mais de 120%. Segundo a Superintendência da Receita Federal de São Paulo, o número de MEIs formalizados em Ribeirão Preto no ano passado cresceu 0,46% em comparação com 2017.
Passou de 36.409 para 36.578, acréscimo de 169 empreendedores. A média mensal saltou de 3.034 para 3.048, e a diária ficou estável, em cerca de 101. São quatro por hora, média de um MEI a cada 25 minutos. A prefeitura de Ribeirão Preto criou o MEI Municipal em maio de 2018. Em um ano de funcionamento, foram registrados 23.634 atendimentos. A média é de 1.818 atendimentos diários.
Fica na unidade do Poupatempo de Ribeirão Preto (Novo Shopping), juntamente com outros serviços (secretarias municipal e estadual da Fazenda, Anvisa, Protocolo Geral Municipal, Banco do Povo e Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho), o que colabora para a desburocratização e ampliação da abertura de novos negócios para microempreendedores individuais. Em em um ano foram 7.735 MEIs formalizados, um aumento de 205%.
“Abrir o próprio negócio, oferecer serviços de maneira independente e arriscar-se em uma nova área estão entre as principais alternativas dos brasileiros que tentam ingressar no mercado de trabalho de maneira mais rentável. O trabalho de regime Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), para muitos, é uma realidade distante”, pontua Gabriela de Oliveira, docente da área de gestão e negócio do Senac Ribeirão Preto.
Mas para que a empresa seja, de fato, fonte de renda e não de prejuízo, a especialista orienta que é preciso mais do que fazer um investimento financeiro, é necessário apostar em conhecimento. “Muitas pessoas se enganam ao achar que conseguir abrir um negócio é apenas o que importa. É preciso ser empreendedor, e nem sempre os empresários são. Por isso vemos tantos empreendimentos fecharem antes dos cinco anos de vida. Para dar certo, é fundamental investir em capacitação, para compreender esse braço do universo corporativo.”
Segundo Gabriela de Oliveira, ser empreendedor é desenvolver habilidades para sempre inovar, criar projetos, pensar em possibilidades para a empresa crescer em seu segmento e ter um olhar aprimorado de mercado. A docente ainda lembra que o desejo de ser dono do próprio negócio também está presente nas novas gerações, que, por vezes, não encontram nas relações de trabalho os desafios e a rapidez que desenham para seu desenvolvimento profissional.
“Os jovens já ocupam um espaço significativo entre os microempreendedores. Cada vez mais cedo eles conseguem enxergar aonde querem chegar e, consequentemente, mais cedo direcionam os esforços para conquistar isso, investindo em capacitação e em ferramentas que darão suporte para alcançar o sucesso profissional frente ao próprio negócio”, ressalta a especialista.
No Senac Ribeirão Preto, o curso Atitude Empreendedora dá bagagem prática e teórica a quem deseja planejar e desenvolver uma carreira de sucesso na direção de micro, pequenos e médios estabelecimentos. Durante as aulas, ainda são trabalhadas as características mais almejadas pelas empresas em suas equipes. “Ministramos o curso visando desenvolver nos alunos o planejamento necessário para sustentar um negócio. Para isso, trabalhamos a visão crítica e de mercado, bem como a atitude colaborativa e empreendedora” explica Gabriela.
A formação já está com inscrições abertas e devem ser feita através do site www.sp.senac. br/ribeiraopreto (Portal Senac) ou diretamente na unidade. As aulas começam em 2 de julho e vão até dia 30 do mesmo mês, ás terças e quintas-feiras, das 19 às 22 horas, na unidade da avenida Capitão Salomão nº 2.133, Jardim Mosteiro.