Assim como em 2020, neste ano, a Mostra Internacional de Dança, realizada em Ribeirão Preto, será Mostra Internacional de Videodança. Por conta da pandemia de covid-19, a VI IMARP acontecerá de maneira virtual. As inscrições para participação em três diferentes categorias podem ser feitas até o dia 30 de setembro.
Videodança é a forma híbrida entre dança e áudio visual, ou seja, um vídeo produzido de dança, sem a necessidade de tradução. Em 2020, a Mostra recebeu 662 inscrições de vários países, com grandes produções e uma curadoria internacional que selecionou 250 trabalhos. Também foram realizadas cinco mostras parceiras, três bate papos sobre videodança, duas oficinas e show com bandas de Ribeirão Preto e da Argentina, mostrando videoclipes de música e dança.
As três categorias deste ano foram divididas em: ‘Tema Livre’, com vídeos de 1 a 10 minutos; ‘Tema Corpo Pandêmico’, com vídeos de até 2 minutos feitos principalmente em casa; e ‘I IMARP Kids’, com criação, produção, interpretação, edição e realização de crianças de 8 a 14 anos, com até 3 minutos. As inscrições podem ser feitas de forma gratuita pela plataforma: https://filmfreeway.com/IMARP-MostraInternacionaldedanca-ImagensemMovimento-Videodanca.
A VI IMARP é uma realização da Cia de Dança Abrindo Portas e dirigida pela bailarina Denise Matta, que realiza a Mostra desde 2014. O evento começou como bienal, em 2014 e 2016, depois anual em 2018, 1019 no Centro Cultural Palace e em 2020 (de forma virtual) no Canal IMARP do Youtube. A Mostra acontece neste ano, novamente de forma virtual, na semana de 13 a 18 de dezembro.
“Ano passado, mais de 60 países participaram com 250 selecionados. A abertura deste ano começou no dia 12 de julho e já temos a participação da Romênia, Hungria, Canadá, Itália, Egito, Coréia do Sul, USA, Chile, Eslováquia, Austrália, Belarus, Sérvia, Japão, Argentina, México, Bulgária, Espanha, Holanda, Reino Unido, Nigéria, Índia, China, Portugal, Suécia, Colômbia, Irã, Costa Rica, Uganda, Alemanha, África do Sul, Polônia, França, Rússia, Turquia, Armênia, Suíça, Equador, Cuba, Grécia, Eslovênia. E infelizmente poucas obras do Brasil e, principalmente de Ribeirão Preto”, diz a bailarina e diretora da Mostra, Denise Matta.
“Desde sua primeira edição em 2014 o IMARP vem sendo referência no interior do estado de São Paulo como mostra internacional de trabalhos produzidos no Brasil e no mundo. Com esta comemoração da 6° edição, buscar novos caminhos para a produção de obras na cidade de Ribeirão Preto, cidades da região, estado de São Paulo e ser uma porta de entrada e de saída de trabalhos realizados por artistas da cidade e de obras de relevância mundial, além de incentivar a produção e a participação de crianças e adolescentes no IMARP Kids”, finaliza Matta.
Mais informações: Facebook.com/ciaabrindoportas.