Tribuna Ribeirão
Geral

Aberta licitação para centro étnico-racial

ALFREDO RISK

A prefeitura de Ribeirão Preto publicou, no Diário Ofi­cial do Município (DOM) de 28 de outubro, aviso de licita­ção para reforma e adequação do prédio localizado na rua Goi­ás nº 1.072, nos Campos Elíseos, Zona Norte, onde será implan­tado o Centro de Referência em Educação para as Relações Étni­co-Raciais. O valor estimado é de R$ 342.572,48.

As empresas interessadas têm até 16 de novembro para entregarem os envelopes na Secretaria Municipal de Admi­nistração, na rua Jacira nº 50, Jardim Macedo. A proposta do Executivo foi aprovada, na Câ­mara de Vereadores, em 22 de setembro, por unanimidade. O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) sancionou a lei em 15 de outubro.

A proposta prevê que o novo equipamento seja liga­do à Secretaria Municipal da Educação e terá como objeti­vo apoiar e contribuir com as ações para o desenvolvimento de práticas de conscientização junto às comunidades escola­res em razão de discriminação.

O centro terá a função de estabelecer as diretrizes curricu­lares da educação municipal nas relações étnico-raciais e do ensi­no de história e da cultura afro­brasileira, africana e indígena e das demais etnias que formam a população ribeirão-pretana.

A proposta, segundo a jus­tificativa da prefeitura, atende a uma solicitação do Conselho Municipal de Desenvolvimen­to e Promoção da Igualdade Racial (Comdepir) e está em harmonia com os movimentos internacionais de conscientiza­ção, como por exemplo, o “Bla­ck Lives Matter”.

Criado nos Estados Uni­dos após a morte de negros por policiais brancos, o “Vidas Negras Importam” é um mo­vimento ativista internacional. Teve origem na comunidade afro-americana dos EUA, con­tra a violência direcionada às pessoas negras.

O BLM regularmente or­ganiza protestos em torno da morte de negros causada por policiais, e questões mais amplas de discriminação racial, brutali­dade policial, e a desigualdade racial no sistema de justiça cri­minal dos Estados Unidos.

“Promulgamos a lei com­plementar nº 3.037/2020 para viabilizar a iniciativa e, em breve, Ribeirão Preto será re­ferência no cumprimento de ações e na conscientização de um assunto tão importante e necessário”, disse o prefeito, Duarte Nogueira. O centro será responsável por garantir o efetivo cumprimento do re­ferencial curricular municipal.

Terá de garantir o cum­primento em todas as etapas e modalidades de ensino, nas questões referentes às relações étnico-raciais. Também irá co­laborar com a adequação dos projetos políticos pedagógicos das unidades escolares garan­tindo a formação continuada de docentes, gestores, equipes técnicas e demais profissionais da rede municipal de ensino.

Por fim elaborará ações pe­dagógicas visando o combate às desigualdades raciais e assegura­rá a realização de ações, campa­nhas e eventos, juntamente com a equipe gestora das unidades escolares, com a finalidade de combater ao racismo, precon­ceito e discriminação racial nos meios de comunicação e na rede municipal de ensino.

Postagens relacionadas

Larga Brasa

Redação 1

PUBLICIDADE: Corrida Insana – Etapa Ribeirão Preto – 10/SET – 8 horas – Campus Moura Lacerda

Redação 1

Novo Litoral vence leilão de rodovias  

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com