Tribuna Ribeirão
Economia

Abate de bovinos recua 8,2% e de aves cai 1,2%

Arquivo/Agência Brasil

O abate de bovinos caiu 8,2% e o de frangos 1,2% en­quanto o de suínos subiu 5,8% no quarto trimestre de 2021, na comparação com o mes­mo período do ano anterior, segundo os resultados prelimi­nares da Estatística da Produ­ção Pecuária, divulgada nesta quinta-feira, 10 de fevereiro, pelo Instituto Brasileiro de Ge­ografia e Estatística (IBGE).

De acordo com os dados preliminares, o número de ca­beças de bovinos abatidas no trimestre foi de 6,77 milhões, enquanto os abates de suínos e de frangos registraram 13,29 milhões e 1,54 bilhão de cabe­ças, respectivamente. Já em re­lação ao terceiro trimestre do ano passado, o recuo no abate de bovinos foi de 2,5%.

O abate de suínos caiu 3,2%, enquanto o de frangos teve variação positiva de 0,3%. No quarto trimestre de 2021, do total de bovinos abatidos, o resultado preliminar aponta uma produção de 1,87 milhão de toneladas de carcaças bovi­nas, queda de 5,7% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior e de 0,8% em relação ao apurado no terceiro trimes­tre de 2021.

Segundo o IBGE, a aquisi­ção de leite cru feita pelos es­tabelecimentos que atuam sob inspeção sanitária municipal, estadual ou federal foi de 6,42 bilhões de litros, recuo de 5,7% em relação ao quarto trimestre de 2020 e aumento de 3,6% na comparação com o trimestre imediatamente anterior. A pro­dução de ovos de galinha alcan­çou 977,6 milhões de dúzias, o que corresponde a uma redu­ção de 1,8% na comparação anual e de 2,4% na trimestral.

A pesquisa mostra ainda que os curtumes que efetuam cur­timento de, pelo menos, 5 mil unidades inteiras de couro cru bovino por ano declararam ter recebido 7,08 milhões de peças inteiras de couro cru no primei­ro trimestre do ano passado. Essa quantidade foi 8,2% me­nor em comparação à registra­da no quarto trimestre de 2020 e 3,9% em relação ao trimestre imediatamente anterior.

Postagens relacionadas

Doria sanciona nova Previdência paulista

Redação 1

Região recebe R$ 9,37 mi do IR

Redação 2

Com Avon, Natura mira liderança isolada no Brasil e expansão nos EUA

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com