Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Abalo sísmico é sentido em RP  

Vários moradores do condomínio sentiram tremor; algumas pessoas chegaram a sair dos apartamentos e outras relataram tontura 

O fenômeno está associado a um terremoto de magnitude de 7,3, registrado no Chile, a cerca de três mil quilômetros de distância de Ribeirão Preto (Reprodução)

Moradores de Ribeirão Preto relataram ter sentido um tremor de terra por volta das 22 horas da noite de quinta-feira, 18 de julho. O fenômeno, que está associado a um terremoto de magnitude de 7,3, registrado no Chile, a cerca de três mil quilômetros de distância, foi percebido por pessoas de um condomínio no Parque Residencial Lagoinha, na Zona Leste. 
 
Vários moradores sentiram o tremor. Algumas pessoas chegaram a sair dos apartamentos e outras relataram tontura. A Defesa Civil Municipal informou que, apesar dos registros, não houve danos estruturais ou feridos no condomínio. Em outros edifícios do bairro, o abalo sísmico também assustou, principalmente quem mora nos andares mais altos. 
 
“A Defesa Civil de Ribeirão Preto informa que foi acionada ontem à noite (anteontem) após moradores de um condomínio do bairro Lagoinha sentirem um abalo sísmico. Com apoio do Corpo de Bombeiros e dos moradores, os profissionais da Defesa Civil avaliaram as três torres do condomínio, mas nenhum dano ou rachadura foi encontrado”, diz nota. 
 
Em São Paulo, até o início da madrugada desta sexta-feira (19), não houve registro de vítimas, segundo a Defesa Civil. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado e orientar, em razão do tremor, pela evacuação de um prédio na 5rua Florianópolis, na altura do número 951, na Vila Bertioga, Zona Leste da capital. 
 
Os relatos foram feitos por moradores ou de pessoas que, na hora do tremor, estavam em Perdizes, Pompeia, Pinheiros (Zona Oeste); na avenida Paulista; em Santana (Zona Norte), além de Mooca e Tatuapé, na Zona Leste. Nas redes sociais, um usuário afirmou ter sentido também na Zona Sul da cidade. 
 
A Defesa Civil confirmou que “leves tremores” foram registrados “em diferentes regiões da capital paulista”, e informou que o fenômeno é reflexo do terremoto ocorrido na região norte do Chile e na Argentina, a cerca de 100 quilômetros de profundidade, com base em informações do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). 
 
“Os especialistas destacam ainda que os tremores sentidos na cidade de São Paulo são de baixa intensidade e apresentam mínimos riscos de danos. Até o momento, não há registro de vítimas ou ocorrências relacionadas ao evento”, disse o órgão por meio de nota.  
 
De acordo com o Centro de Sismologia da USP, o epicentro do terremoto foi registrado na cidade de San Pedro de Atacama, na província de Antofagasta, no norte do Chile, e próximo da fronteira com Argentina e Bolívia. A cidade fica a cerca de 2,7 mil quimômetros de São Paulo. 
 
O tremor sentido pelos moradores de São Paulo é reflexo de um terremoto de magnitude de 7.3 com epicentro na cidade de San Pedro de Atacama, da região de Antofagasta, no norte do Chile. O abalo sísmico foi registrado às 21h50 (1h50 do horário local) também pelo Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC, na sigla em inglês). Segundo o órgão, a profundidade do fenômeno foi de 128 quilômetros. 
 

Postagens relacionadas

Covid-19 já causou 2.575 mortes no País

Redação 1

Mulher fica ferida após acidente no Centro

Luque

PM recebe 70 novas viaturas para reforçar o patrulhamento na região de Ribeirão Preto

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com